Energisa investe em tecnologia e adota drones para inspeção visual da rede elétrica em Rondônia
Algumas linhas e subestações possuem a extensão de 40 quilômetros e têm pontos em que a rede fica distante, aproximadamente a 300 metros do asfalto
A Energisa tem utilizado em Rondônia drones que garantem maior efetividade na detecção de possíveis problemas na rede. Os aparelhos alcançam grandes altitudes e possuem longa autonomia de voo, permitindo uma visão mais ampla e privilegiada da fiação, com menos risco às equipes, para reparos e manutenção onde se fizer necessário.
“Antes do uso dos drones, os nossos colaboradores precisavam se deslocar para áreas de difícil acesso, com uma densa vegetação, realizando o trabalho de carro e a pé, com o uso apenas de binóculos. Ganhamos muito em termos de agilidade e segurança, sem contar na precisão das informações’’, afirma Alfredo de Brito, gerente de Manutenção da Energisa Rondônia.
Algumas linhas e subestações possuem a extensão de 40 quilômetros e têm pontos em que a rede fica distante, aproximadamente a 300 metros do asfalto. Inspecionar essas estruturas, assim como outros componentes, a exemplo de isoladores e postes, ficou mais simples. O uso do drone contribui para a qualidade dos trabalhos e garante mais efetividade.
“É uma tecnologia que tem se mostrado fundamental para auxiliar nas inspeções visuais e que não seria possível olhando por baixo da rede. Com os drones, em conjunto com binóculos e termovisores, nossas fiscalizações e manutenções ficaram muito mais eficazes”, acrescenta Alfredo.
Os drones possuem autonomia de voo que varia de 15 minutos a 28 minutos. As baterias extras conseguem fazer de 60 a 70 postes, considerando as condições de tempo, vento e a distância. Para estarem aptos a controlar os drones, os técnicos recebem cursos de capacitação. “Nosso compromisso é assegurar um fornecimento de energia de qualidade e para isso investimos em tecnologia e nas nossas equipes. Estamos sempre em busca de ampliar e melhorar as nossas ferramentas de trabalho’’, declara o gerente.
Programas socioassistenciais do Estado terão espaço no maior evento do agro da região Norte
Quem for conferir as novas tecnologias do campo encontrará muitas novidades, entre elas os programas da Seas que serão divulgados por meio de cartilhas
População do município já desfruta do ambiente agradável da praça Barcelona, com a conclusão da obra
Essa é mais uma praça pública executada por meio da iniciativa do Governo do Estado, no município
Com balão solidário, carreta e estande, Sicredi estará presente no Rondônia Rural Show 2023
Instituição financeira cooperativa está atenta às necessidades dos associados e trabalha para apoiar no desenvolvimento e crescimento dos negócios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook