Energisa recupera mais de 74 milhões de kWh de energia elétrica furtada em 2023
Energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 240 mil residências durante um ano
A Energisa recuperou, ao longo do ano de 2023, mais de 74 milhões de kWh de energia que foram desviados irregularmente. As ações de recuperação se concentraram em 52 municípios da região, onde foram realizadas mais de 154 mil inspeções e encontradas cerca de 53 mil irregularidades ligadas ao furto de energia.
Segundo o gerente de Medição e Combate às Perdas da Energisa Rondônia, Carlos Augusto Finco, o total de energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 240 mil residências durante um ano. Os prejuízos com o furto de energia ultrapassam R$ 586 milhões, sem contar mais de R$ 130 milhões de impostos não arrecadados.
Carlos ressalta que o furto de energia é uma prática que coloca em risco a segurança do sistema elétrico e da comunidade. Mesmo diante dos riscos de acidentes e sendo considerado um crime previsto no Código Penal, algumas pessoas continuam arriscando a própria vida e da comunidade ao redor para fazer uma ligação direta na rede da Energisa ou manipular um medidor de energia. Além do impacto à segurança essa conduta onera o bolso das pessoas que pagam suas contas em dia, uma vez que a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes.
A empresa tem investido em sistemas inteligentes e equipes especializadas para potencializar a identificação de furto de energia. No entanto, Carlos enfatiza que é fundamental a colaboração da comunidade para denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica. As denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima pelo 190 da Polícia Militar ou pelos canais de atendimento da Energisa:
Gisa pelo chat: https://gisa.energisa.com.br/
Aplicativo Energisa On – Que pode ser baixado nas lojas de aplicativos do celular
Call Center: 0800 647 0120
Site: www.energisa.com.br
Cravos e espinhas: O que fazer? Quais as diferenças?
Neste episódio a dermatologista, Vivian Barzi Loureiro, fala sobre os cravos
Zona Sul de Porto Velho recebe Operação Justiça Rápida Itinerante
A partir das 8h do sábado, dia 16, e no domingo, dia 17, o atendimento será realizado na escola, que fica na rua Garopaba, esquina com Jatuarana
Entenda: STF julga licença-maternidade para mãe não gestante em união homoafetiva
Recurso extraordinário, com repercussão geral, envolve o caso de servidora pública municipal que buscou na Justiça a garantia do direito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook