​​​​​​​Ensino superior: qual a importância de se utilizar as regras da ABNT de maneira adequada?

Além do estudo, há a necessidade de se desenvolver um trabalho de monografia, um TCC e pensar numa metodologia de projeto adequada

Tudorondonia
Publicada em 27 de abril de 2022 às 09:28
​​​​​​​Ensino superior: qual a importância de se utilizar as regras da ABNT de maneira adequada?

Toda a jornada dos jovens em direção à vida adulta pode ser extremamente desafiadora, principalmente devido ao primeiro contato destas pessoas com novas responsabilidades e a necessidade de se desenvolver habilidades essenciais à vida adulta.

Grande exemplo disso é que grande parte dos alunos universitários, sobretudo aqueles que estudam em universidades públicas, mudam da casa de seus pais e vão morar sozinhos pela primeira vez, enfrentando os desafios da vida adulta, além da vida acadêmica.

Com isso, dizer que a única preocupação dos universitários é estudar acaba sendo uma grande falácia. Além do estudo, há a necessidade de se desenvolver um trabalho de monografia, um TCC e pensar numa metodologia de projeto adequada.

Tudo isso, claro, além dos desafios que estão presentes na vida de todo adulto, como ser organizado, desenvolver responsabilidades, pagar contas e gerir seu próprio dinheiro de maneira inteligente.

Fora todas estas complicações, um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes e que acaba sendo consenso entre todos eles sobre o grau de dificuldade é o domínio das normas da ABNT.

As normas de escrita da Associação Brasileira de Normas Técnicas são de extrema importância na hora de desenvolver um trabalho acadêmico. Desenvolver um exemplo de monografia pronta no Word, ou um TCC requer que estas normas sejam dominadas.

A ideia principal por trás das normas da ABNT é a de padronizar a produção científica no país e tornar toda a estrutura de um projeto científico, desde a introdução até a conclusão, similar independente de onde o projeto científico tenha sido desenvolvido.

Como surgiram as regras da ABNT e por quê usá-las de forma correta?

Um dos pontos mais importantes de toda a graduação, como vimos anteriormente, é saber como fazer uma monografia nas normas ABNT e desenvolver um projeto de TCC pautado nestas normas.

Com isso, consultar monografias prontas, buscar um modelo de monografia para desenvolver seu próprio trabalho acadêmico podem ser ótimas formas de analisar como é o padrão dos projetos científicos no país.

Mas como exatamente surgiram estas normas e qual a grande importância por trás do uso correto e adequado das normas da ABNT?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e a sua principal função é a de padronizar a normatização de toda a produção científica feita em território nacional.

Isto é, o principal objetivo do uso desta normatização é estabelecer um padrão para a produção científica no país, possibilitando que diversos laboratórios e ambientes de pesquisa se comuniquem.

Logo, de maneira simples, a importância do uso das regras da ABNT é permitir que diversas bases de pesquisa, laboratórios, universidades e instituições de pesquisa se comuniquem entre si e comparem seus resultados e métodos de pesquisa.

Desta maneira, é possível que grupos de pesquisa, laboratórios, órgãos e outros grupos possam trocar conhecimento e avaliar a produção científica produzida no país em encontros, simpósios e congressos.

Agora que a importância das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas foi devidamente ilustrada, quais são exatamente estas normas para a produção de projetos científicos e como utilizá-las de maneira correta?

Quais são as normas da ABNT para elaboração de projetos acadêmicos?

De acordo com a plataforma Normas e Regras, especializada em dicas para o desenvolvimento de projetos científicos, as principais normas para o desenvolvimento de um projeto são:

  1. Tamanho de Folha - A4
  2. Capa segundo a NBR 14724
  3. Presença d e Folha de Aprovação
  4. Margem Superior e Esquerda: 3 cm
  5. Margem Inferior e Direita: 2 cm
  6. Fontes: Arial ou Times New Roman
  7. Espaçamento 1.5 ao longo do texto
  8. Negrito ou Itálico para expressões estrangeiras
  9. Citações e Notas segundo a NBR 6023 e a NBR 10520
  10. Apresentar Referências Bibliográficas

As NBR nada mais são do que os conjuntos de normas publicados pela ABNT, denominados Norma Brasileira, contendo especificações próprias em cada volume.

Ainda existem alguns detalhes na hora de passar seu projeto para o papel e na hora de apresentá-lo, como a presença de um sumário no início do trabalho e também utilizar de uma formatação de texto justificada ao longo do corpo do texto.

No entanto, ter domínio das normas mais básicas, que são as ilustradas na lista acima, é essencial para desenvolver um projeto de pesquisa adequado para a apresentação.

Concluindo

O uso adequado das normas da ABNT, como vimos, é um dos elementos mais importantes na hora de se desenvolver um projeto acadêmico, um trabalho de pesquisa ou um texto científico.

Para cada um destes formatos textuais, inclusive, há um conjunto de normas, ou seja uma NBR específica para cada caso, trazendo as principais diretrizes e especificações para o desenvolvimento de cada tipo de projeto.

A maior importância do uso das normas da ABNT, sem a menor sombra de dúvidas, é padronizar toda a produção científica no nosso país, possibilitando comunicação e troca de conhecimentos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook