Equipe da Fazenda veta campanha produzida pela Secom
A equipe de Paulo Guedes jogou no lixo a tentativa da Secom de emplacar a campanha da reforma da Previdência. O ministro teve o bom senso de chamar profissionais da Artplan. É um bom indicativo para o Detran Rondônia.
Comentários - alguns virulentos - sobre artigo que publiquei aqui a respeito da produção de publicidade pela "prata da casa" do Detran demonstram preocupação de alguns leitores em defender o órgão, como se a publicação fosse dirigida contra a instituição. "Matéria sem sentido" - disse o leitor Walter silva, para quem "o termo indicativo do texto consta no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por: (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012) I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012). Por que essa surpresa com termo técnico. ???? Panfleto criado para orientação, qual o problema disso???"
Respondo: Nada contra, caro Walter Silva. Está na lei e a ninguém é dado ignorar. Mas isso não significa que terá algum significado para o público alvo de uma campanha publicitária educativa do trânsito. Pode acreditar que é muito difícil fazer com que as pessoas leiam algo. Esperar que entendam, então, é tarefa quase impossível. Por isso o tal panfleto "criado para orientação" não orienta coisa alguma. Esse é o problema. É dinheiro público jogado no lixo, na melhor as hipóteses.
Estamos em um país de analfabetos funcionais, situação que quase obriga a desenhar a mensagem para que tenha alguma chance de ser compreendida. Pelo que, a linguagem publicitária deve ser muito clara, simples e objetiva. Isso é coisa para profissionais, não para amadores. Observo ser esse o seu caso. Você demonstra uma capacidade cognitiva altamente seletiva, a julgar por suas considerações sobre um texto que em momento algum contestou a legislação, embora em termos práticos ela mereça reparos. O que critiquei foi sua utilização em um panfleto que espera algo mais que emporcalhar as ruas com o lixo produzido pela boa vontade de amadores.
A propósito da legislação, o bom senso recomenda que o motorista não deve ingerir nem mesmo uma dose de bebida alcoólica se for dirigir. Não importa o que registra o bafômetro. É que o primeiro copo abre caminho e estimula a ingestão dos demais. Os Alcoólicos Anônimos sabem disso e recomendam evitar a primeira dose. Isso vale não apenas para os alcoólatras, bem o sabem as pessoas que imaginam beber "socialmente": ao primeiro copo seguem todos os outros. Uma campanha publicitária bem elaborada tem que convencer disso os motoristas: é o álcool, não as blitzen, o inimigo a ser evitado pelos condutores de veículos, especialmente motos.
Está sobejamente comprovado que direção e álcool definitivamente não combinam. Ou seja: dirigir não combina com batida. Seja ela de limão ou em um poste. Funções como visão, reflexos, capacidade de discernimento ficam comprometidas e comportamentos como excesso de velocidade e falta de uso de segurança são evidentes. A mesma coisa se pode dizer do ato de dirigir com ressaca. Vários estudos comprovam que a atenção e as habilidades motoras permanecem prejudicadas no dia seguinte à ingestão de álcool.
Outros "leitores" que não entenderam lhufas foram Gilmar Mendes ( "Matéria sem nexo, com pouca utilidade, muito pobre esse artigo, tá faltando dinheiro né), Asdrubal F. Silva ( "Provavelmente, uma viúva da família gurgacz, que deixou de comandar o Detran RO, escreveu, ou pagou a públicacao desta matéria. Ou será que o ibtereint está na falta do órgão pagar comerciais institucionais para este "jornal"), Andrei Stoffen ( "Eu to procurando saber que diabos quer dizer a matéria...que texto mais nebuloso não diz nada com nada...) , Vinícius (?) (O "artigo" parece mais ocupado a atacar a capacidade dos diretores da autarquia do que informar o leitor. De muito mau grado, pobre, tosco) e Edu Teixeira (Carlos Henrique Angelo, você queria estar la, fala a verdade!!!!!!). Recomendo a todos que parem de tentar me fazer rir e leiam novamente o que publiquei. Quem sabe conseguem entender alguma coisa?
OAB/RO realiza solenidade de posse da nova diretoria Seccional, Caaro e conselheiros nesta quarta-feira (27)
O evento acontece no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, a partir das 19h.
MP firma termo de cooperação com empresas em Jaru para apoio as mulheres vítimas de violência
O termo de cooperação faz parte do projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Jaru, que busca prestar auxílio as mulheres vítimas de violência doméstica.
Acusado de assassinar mãe em Porto Velho vai a júri popular no mês da mulher
A vítima chamava a atenção sobre a sujeira do quarto do réu e, por isso, pediu que ele promovesse a limpeza. Porém, Daniel Gomes indignado pela ordenação esfaqueou as costas de sua mãe no momento em que ela lavava louças.
Comentários
Ações pedagógicas, dificilmente vai surtir resultados no trânsito no macro. Resultados para um povo ignorante como o nosso, seria apreensão do veículo de imediato e a suspensão temporária da CNH, a exemplo, 6 meses de proibição para dirigir, caso contrário, o trânsito continuará sendo o maior mercado para funerárias parceiros e questão de saúde pública. Ou a LEI se torna uma LEI que intimidade os motoristas desleais a LEI ou as matanças no trânsito continuarão a crescer ano após ano. Obrigado!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook