Equipe técnica da Sedam visita aldeias indígenas; projeto “Café Tribus” é apresentado
O governo está dando uma atenção especial a recuperação dos recursos hídricos nos municípios do Estado efetuando estudos técnicos para recuperar áreas degradadas
Em virtude do assoreamento de nascentes, minas e córregos, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) está dando uma atenção especial a recuperação dos recursos hídricos nos municípios do Estado efetuando estudos técnicos para recuperar áreas degradadas elaborando os diagnósticos ambientais, com as participações de prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente propondo soluções ambientais sustentáveis com a recuperação de áreas degradadas.
A equipe técnica da Sedam está visitando essas propriedades que poderão receber apoio e incentivo do Governo do Estado. Na quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Leite Lopes, acompanhado da gerente Regional da Sedam em Cacoal Thalitta Cota, e o assessor técnico Marcos Garcia visitaram as aldeias Lapetanha e Linha 9 Surui, no município de Cacoal.
O cacique Almir Surui, da Aldeia Lapetana, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, recepcionou a equipe e disse que a Nação Surui tem aproximadamente 1800 pessoas e acredita no interesse do Estado em apoiar e contribuir com projeto sustentável, trazendo futuras parcerias entre às autoridades e as comunidades indígenas. “Estou feliz com a visita da Sedam em nossa aldeia, trazendo excelente proposta para recuperação das nascentes, minas e córregos que virão a beneficiar as nossas terras” frisou.
A coordenadora dos Povos Indígenas da Sedam, Valdenilda Karitiana, destacou a visita da Sedam para conhecer o projeto “Tribus” e a produção como fundamental para o desenvolvimento sustentável da Nação Indígena na exploração do café, banana e na conservação das nascentes. “O diálogo foi importante para que a Sedam pudesse conhecer a realidade e, desta forma, o Governo de Rondônia possa estar contribuindo por intermédio de projetos e benefícios que a comunidade indígena necessita”, asseverou.
Após a visita a Aldeia Lapetanha, o secretário foi conhecer o projeto agrícola, na Aldeia 9 Surui, que cultiva o café “Tribus” e que vem sendo elogiado pela qualidade do teor. Recebido pelo cacique Luís Mopilabaten, A Sedam pode constatar “in loco” a necessidade de haver um sistema de irrigação na lavoura do café e, com isso, aumentar produção de grãos.
O cacique parabenizou a iniciativa do governador Marcos Rocha em apoiar os povos indígenas, com projetos que venham atender o progresso e o desenvolvimento que estão para serem objetos de futuras parcerias. “Estamos satisfeitos com as propostas que foram apresentadas e vamos contar com esse apoio do Governo para as nossas ações na área ambiental e de produção”, destacou.
Tristeza sem fim. Brasil chega ao trágico número de 500 mil mortos pela Covid-19
Não somente em Brasília, mas também em todos os estados do país houve manifestação de pesar no dia em que o Brasil ultrapassa a impressionante marca de meio milhão de óbitos pela Covid-19
Mutirão de vacinação da Prefeitura atende em dois pontos neste sábado e domingo
Prefeito Hildon Chaves visitou os locais onde a imunização mobilizou servidores municipais e voluntários
Por quanto tempo a pessoa ainda pode transmitir a Covid-19?
Segundo a infectologista Ana Helena Germoglio, não se recomenda mais o isolamento de 14 dias a partir do contato com alguém sabidamente positivo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook