ESBR e SEMAGRIC oferecem cursos de capacitação para comunidade de Mutum Paraná
Cursos têm o objetivo de capacitar mão de obra especializada para atuação na cadeia produtiva de agroindústrias de açaí e farinha.
Edy Moscoso, mobilizador dos cursos
As capacitações de Gestão Rural e Administração Rural foram realizadas em Nova Mutum Paraná no mês de junho. A iniciativa é uma parceria entre a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRIC), por meio de convênio do Programa de Compensação Social da ESBR.
Durante duas semanas 60 pessoas participaram dos cursos, que tiveram como objetivo principal formar mão de obra especializada para atuar na cadeia produtiva das agroindústrias de farinha de mandioca e beneficiamento de açaí, pois em breve serão inauguradas duas agroindústrias nesta região. Os cursos foram uma solicitação feita à SEMAGRIC pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU).
A Analista de Recursos Humanos da COOPPROJIRAU, Gianni Cabral Souza, informa que até agosto serão realizados mais treinamentos. “As agroindústrias precisarão de pessoas capacitadas. Um dos critérios para a seleção será residir em Nova Mutum Paraná ou localidade próxima, valorizando a comunidade local”, destaca Gianni.
O participante do curso, Abimael Fernandes Batista, morador da Vila Jirau, conta que sua família trabalha com açaí há anos e que viu na capacitação uma chance de trabalhar com o que gosta. “É uma oportunidade que foi oferecida e quando apareceu a oportunidade, pensei: é isso que gosto de fazer. Agora quero me especializar mais”, diz com entusiasmo.
A participante Sara Fernandes já tem experiência como auxiliar administrativa e quis aproveitar a oportunidade para ampliar os conhecimentos. “Os cursos foram bastante produtivos para o nosso aprendizado. Aprendi muita coisa que eu não sabia em três anos de trabalho. Isso está sendo muito benéfico”. Ressalta também que uma pessoa capacitada tem mais oportunidades de conseguir uma vaga de trabalho.
De acordo com Edy Moscoso, mobilizador dos cursos, as capacitações somam técnicas e melhorais sociais, ambientais e econômicas, visando aumentar a renda do produtor rural e propagando a tecnologia. “Os cursos promovem Nova Mutum Paraná e qualifica a população, agregando valor à mão de obra local”, destaca.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook