Especialistas afirmam que é preciso orientar cidadãos sobre checagem de informações

Recomendação foi feita durante seminário sobre fake news

Fonte: Agência Câmara Notícias
Publicada em 29 de novembro de 2019 às 15:12
Especialistas afirmam que é preciso orientar cidadãos sobre checagem de informações

Comissão de Educação debateu o combate à disseminação de notícias falsas - Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Especialistas defenderam nesta quinta-feira (28) a necessidade de conscientizar os cidadãos para adquirir o hábito de conferir uma informação antes de compartilhá-la nas redes sociais. A recomendação foi feita durante seminário sobre o combate à disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O professor de Direito Eleitoral Diogo Rais ressaltou que as fake news apelam diretamente aos sentimentos de medo e de ódio de cada pessoa ou grupo social.

“O maior perigo é que elas [as fake news] não mudam o seu jeito de pensar, mas usam o seu jeito de pensar. É muito fácil descobrir o que você pensa, por exemplo, sobre a legalização das drogas ou sobre a pena de morte ou outros temas complexos. Imagina se eu souber como você pensa e criar um cenário de desinformação, de fake news, dizendo que aquele candidato faz o que você mais detesta. Provavelmente, mesmo que você gostasse, você deixaria de votar naquele candidato”, declarou.

Alteração nas leis
Para o representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Salema, é necessário haver mudanças nas leis para responsabilizar as redes sociais, aplicativos de mensagens e todas as plataformas digitais usadas para divulgar as fake news.

“Elas também são empresas de comunicação. Afinal de contas, elas divulgam conteúdo. A partir do momento que elas divulgam conteúdo, ainda que de terceiros, e rentabilizam com aquilo, evidentemente que elas precisam ser responsabilizadas. Os veículos de comunicação veiculam conteúdo e são responsáveis por aquilo que veiculam”, afirmou.

O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ), que solicitou o debate, lembrou, no entanto, que não há consenso sobra a necessidade de mais legislação.

“A gente teve oportunidade de ouvir alguns especialistas dizendo que falta legislação e outros dizendo que a legislação que existe já é suficiente. Cabe a nós deputados avaliarmos e produzir um entendimento a partir dessas considerações. Esse arcabouço legal que já existe poderia ser melhor utilizado, poderia ajudar no combate às fake news? Ou não, nós precisamos de uma legislação própria?”, questionou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook