Estudante do IFRO Campus Calama é aprovada no Programa Oportunidades Acadêmicas 2023 do EducationUSA

A fase de inscrição foi bem complexa, a parte mais ‘simples’ foi o questionário inicial, mas era necessário muita atenção e paciência para completá-lo

ASCOM/IFRO
Publicada em 17 de março de 2023 às 10:05
Estudante do IFRO Campus Calama é aprovada no Programa Oportunidades Acadêmicas 2023 do EducationUSA

A aluna Ana Beatriz Santos Monteiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi aprovada no Programa Oportunidades Acadêmicas 2023 do EducationUSA. Ela é a segunda estudante da instituição selecionada. Na edição 2021/2022, a egressa do Campus Colorado do Oeste, Eduarda Caroline Machado de Souza, passou pelo programa e foi aprovada para estudar na Stetson University, em DeLand/Flórida, nos Estados Unidos.

A edição atual teve mais de 200 inscritos. Ana Beatriz ficou entre os 20 participantes selecionados para este ano. Cursando o 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Calama, Ana Beatriz está representando Rondônia. Somente outros dois estados da Região Norte tiveram aluno contemplado: Amazonas e Amapá.

 “A fase de inscrição foi bem complexa, a parte mais ‘simples’ foi o questionário inicial, mas era necessário muita atenção e paciência para completá-lo. A segunda fase foi o vídeo, em que escolhi falar sobre um dos meus livros favoritos, foi a fase que me deu bastante trabalho, gravei vários vídeos e muitos deram errado, já que precisava ser em inglês e eu sempre me enrolava com as palavras, mas no final tudo ocorreu bem e fui selecionada para a terceira fase, que foi a entrevista. Lembro que fiquei muito ansiosa e escolhi o primeiro horário disponível, fizemos uma parte dela em português e outra no inglês. Terminada a reunião tive que esperar algumas semanas para a resposta definitiva e no dia 8 de março tive a resposta de que tudo ocorreu bem e eu havia conseguido ser selecionada”, comemora a discente.

Ana completa: “não vou mentir, chorei um pouco. Eu acredito que a parte mais difícil já passou e agora é necessário dedicação e foco, mas sei que tudo dará certo e várias portas serão abertas graças ao programa”.

Programa internacional

EducationUSA é uma rede global de mais de 450 Centros de Orientação apoiados pelo Escritório de Assuntos Culturais e Educacionais (ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Mais informações neste link. Os Centros de Orientação EducationUSA promovem ativamente o ensino superior dos EUA em todo o mundo, oferecendo informações precisas, abrangentes e atuais sobre instituições educacionais de ensino superior credenciadas nacional e regionalmente nos EUA e orientação para indivíduos qualificados sobre a melhor forma de acessar oportunidades de estudo nos Estados Unidos. No Brasil, são mais de 40 centros espalhados em todas as regiões do país e desde março de 2022 o escritório em Rondônia, localizado no IFRO Campus Calama, vem contribuindo para que essas informações cheguem cada vez mais à comunidade interna e externa do IFRO.

O Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA visa a apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras de arcar com o processo de candidatura para programas de graduação, ou seja, que não poderiam pagar pelas provas, traduções, material de estudos, taxas de inscrição para cada universidade norte-americana. O EducationUSA cobre todos estes custos e o objetivo final do programa é que os alunos selecionados consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos. O Programa Oportunidades – Graduação abre inscrições todos os anos, e para participar os alunos precisam: estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter se formado no ano de inscrição; vir de família com recursos financeiros limitados; ter inglês avançado; realizar atividades extracurriculares e comunitárias; ter excelente histórico acadêmico; estar interessado em qualquer área de estudo, exceto Medicina, Odontologia, Veterinária, Direito ou Psicologia. O processo de seleção possui três fases: formulário de inscrição, vídeo e entrevista.

Segundo a Coordenadora-Geral do Centro de Idiomas da Assessoria de Relações Internacionais (CGCI/Arint/IFRO), Diana Ketlem, é importante que os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio tenham conhecimento de programa Oportunidades Acadêmicas para que se motivem e tentem nos próximos anos. A docente salienta que caso não tenham fluência na língua inglesa, os alunos podem ficar atentos aos editais do Centro de Idiomas que oferecem cursos gratuitos para a comunidade interna e externa do IFRO. Também é necessário se engajar nos projetos de ensino, pesquisa e extensão do IFRO junto aos seus professores.

Com a aprovação, os estudantes passam a ter a orientação durante o ano de 2023 e os custos das aplicações são gratuitos. A aprovação nas universidades será divulgada no próximo ano. Se aprovada, a aluna do IFRO cursará uma universidade dos Estados Unidos, que tem período da graduação de 4 anos. “Com o escritório aqui no IFRO tivemos a oportunidade de divulgar melhor sobre essa oportunidade durante algumas palestras”, explica Diana, relembrando que este é o primeiro ano de funcionamento do escritório no estado de Rondônia.

“Ano passado tivemos a seleção da aluna Eduarda Caroline, egressa do Campus Colorado. Ela foi aceita no Oportunidades Acadêmicas de 2021. Teve a orientação e custos pago pelo EducationUSA e foi aceita em 2022 pela Stetson University, na Flórida, com bolsa total”, relembra a Coordenadora.

O programa geralmente abre inscrições no final do ano. “Em novembro o edital para o próximo ano do Oportunidades Acadêmicas abre novamente. Tem a edição para o mesmo programa a nível de mestrado e doutorado, que também abre em dezembro geralmente”, explica. “E caso o aluno não seja aceito pelo Programa Oportunidades Acadêmicas e tenha interesse em fazer o processo de aplicação para as universidades, o escritório faz a orientação gratuita. Porém os custos com a aplicação (taxas das universidades, testes, traduções de documentos, etc) são do aluno”, analisa Diana.

“Quero deixar registrado os parabéns à aluna Ana Beatriz, pela conquista e por aproveitar as oportunidades que o IFRO proporciona aos seus alunos. Na oportunidade, também deixo registrado os agradecimentos a nossa Assessoria de Relações Internacionais (Arint), pelo trabalho desenvolvido, principalmente neste programa, o Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA, que auxilia jovens a ingressarem em uma universidade norte americana. Quando falamos que o IFRO preza por uma formação integral propiciada aos nossos alunos, esse é mais um caso de sucesso que exemplifica as nossas ações”, ressalta o Reitor Pro Tempore Edslei Rodrigues.

Mais informações em: https://educationusa.org.br/institucional/oportunidades-academicas/programa-oportunidades-academicas-graduacao/

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook