Estudantes de Jornalismo da Unir lançam podcast esportivo 'Deu Bera'
Produto pretende valorizar o futebol de Rondônia e primeiro episódio narra a história do Rondoniense Social Clube
Estudantes de jornalismo da Unir decidiram lançar um podcast que tem o objetivo de valorização do futebol de Rondônia. O Deu Bera foi criado com o intuito de narrar as histórias das pessoas envolvidas, dos clubes e dos bastidores em torno do futebol local, utilizando uma linguagem atrativa e com muitos recursos sonoros, como efeitos especiais e música.
Os oito primeiros episódios serão dedicados a contar a história de cada um dos clubes de Rondônia. Mas não se trata de uma narração tradicional, falando apenas dos títulos das agremiações, do mascote ou do escudo. O objetivo é humanizar e narrar os sonhos, aflições, amor e conquistas envolvidas pelas pessoas que convivem com o cotidiano desses clubes.
No primeiro episódio, produzido e apresentado exclusivamente por mulheres, o Deu Bera traz o Rondoniense Social Clube, equipe que iniciou com um projeto social na Comunidade Canaã, Zona Leste de Porto Velho, antes de se tornar um clube de futebol. A apresentação e produção é das estudantes de jornalismo Juliana Garcez, Loide Gonçalves e Midian Mascarenhas.
O professor Carlos Guerra Júnior é o coordenador do projeto, enquanto o também professor da Unir, Thales Pimenta, realiza a sonoplastia. A vinheta e o background ainda contam com uma participação internacional, do DJ mexicano Pisto Rey, que liberou o uso de instrumentais exclusivamente para o podcast.
Você pode conferir o primeiro episódio do “Deu Bera” no Youtube e Spotify nos seguintes links:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qT96e9SUIhc
Spotify: https://open.spotify.com/show/6q8eHoi7u2GMNxlOXAGnGX
Sobre o nome
A expressão “Deu Bera” tem o objetivo de enfatizar uma vitória do estado de Rondônia no futebol. “Deu” é um sinônimo de venceu/ganhou na linguagem do futebol. Já “Bera” é o diminutivo de “Beradeiro”, expressão utilizada para identificar o povo rondoniense. A expressão “Beradeiro” inicialmente teve um cunho pejorativo, mas o povo rondoniense assumiu como afirmação identitária.
Desse modo, o podcast foi criado com o objetivo de valorização do futebol de Rondônia, mostrando as histórias de luta, sonhos, aflições, amor e conquistas em um estado onde o esporte muitas vezes não é tão valorizado.
Sobre o projeto
O Deu Bera é registrado como projeto de extensão da Universidade Federal de Rondônia, vinculado ao grupo de pesquisa e extensão BARRAS – Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras. Além das integrantes do primeiro episódio, o Deu Bera ainda conta com a participação dos estudantes de Jornalismo Davi Rodrigues e Fabiany Araújo, bem como o estudante de História José Borges. A ideia é reunir mais estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que sejam amantes do esporte.
Além do Deu Bera, o BARRAS promove ações integradas de rádio, rap e vozes não hegemônicas. O grupo produz um podcast sobre a música rap, denominado Barras Maning Arretadas, bem como irá lançar a revista “Versões Ausentes”, em que o intuito é abordar as versões silenciadas ao longo da história do estado de Rondônia. O BARRAS ainda realiza pesquisas científicas no âmbito da música rap e do radiojornalismo, tendo publicado artigos em revistas científicas de Qualis A e B, bem como apresentado trabalhos em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
O descrédito do crédito consignado
O imenso volume de empréstimos obtidos sob essa modalidade revela algo que, só aparentemente, cooperou para o bem-estar dos tomadores dos recursos
DER avança o trabalho nas vias da sede da Rondônia Rural Show Internacional
O DER está em fase de conclusão dos trabalhos, ao longo dos 1851 metros de ruas a serem asfaltadas na sede da Rondônia Rural Show
Seduc promove debate sobre a saúde mental da mulher educadora; programação é alusiva ao mês da mulher
A Seduc desenvolve o projeto Março Mulher desde 2017. O objetivo do projeto é desenvolver atividades para além da celebração do 8 de março
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook