Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show
“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra).
Acadêmicos da Ulbra de Ji-Paraná utilizam a vitrine tecnológica como área de estudo
Estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas participaram na terça-feira (14) de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 23 a 26 no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). A educadora explica que daquela aula vai cobrar dos estudantes técnicas de mensuração para inventário florestal, medidas e métodos de plantio, e estimativa de consumo cúbico para venda futura da madeira extraída da floresta plantada com fins comerciais.
A formanda em agronomia Juliana Fernandes defende a aplicação do ensino acadêmico na vitrine tecnológica. “O nosso aprendizado ganha reforço favorecendo nossa melhor formação profissional. Daqui temos a oportunidade de comprovar na prática o que a literatura ensina”, citou a veterana do 10º período, após medir a altura de uma das árvores da espécie Teca utilizando o astrolábio, um aparelho óptico bastante utilizado na época das navegações marítimas.
A implantação da vitrine tecnológica na Rondônia Rural Show tem como um dos objetivos servir como laboratório para pesquisas. O campo experimental apresenta aos visitantes, pesquisadores, estudantes e investidores no segmento 11 atividades florestais, sendo elas: cinco florestas de espécies nativa (Paricá) e exóticas (Eucalipto, Teca, Pinus e Mogno) com fins comerciais; uma mata ciliar; uma nascente e uma área com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).
Acadêmica de Agronomia Juliana Fernandes utiliza Astrolábio para adquirir mias conhecimentos
“Esta demonstração na vitrine, que não ocorre apenas no período da Rondônia Rural Show, desperta o incentivo às pesquisas pelas instituições de ensino, bem como abre horizontes aos investidores que buscam diversificar a produtividade”, avalia o consultor florestal Adilson Pepino, o responsável pela área de floresta plantada.
A vitrine tecnológica é mais um atrativo da 7ª Rondônia Rural Show, que abre os portões gratuitamente aos visitantes das 7h às 16h dos dias 23 a 26 na realização da maior feira do agronegócio do Norte brasileiro. “A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o evento”, informa o secretário José Paulo Gonçales, da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), pasta governamental responsável pela realização da feira.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook