Exercícios para amenizar os sintomas da TPM

Confira sete dicas de atividades que podem te ajudar a passar pelos dias antes da menstruação com menos incômodos e muito mais bem-estar

Da redação
Publicada em 30 de abril de 2021 às 13:51
Exercícios para amenizar os sintomas da TPM

Toda mulher sabe que o ciclo menstrual influencia tudo, principalmente o humor e a disposição. Alguns dias antes de menstruar, muitas mulheres experimentam os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM). O que nem todas sabem é que os exercícios podem ajudar a amenizar o problema.

A menstruação não precisa ser um transtorno. Hoje em dia existem boas alternativas para passar por todas as fases do ciclo, como manter hábitos saudáveis que amenizem os desconfortos de cada período e usar uma calcinha menstrual confortável.

Além de fazerem bem para a saúde, alimentação saudável e prática de atividades físicas ajudam a controlar os sintomas da TPM. Mulheres que se exercitam regularmente relatam sentir menos vontade de chorar, irritação sem motivo e dificuldades para dormir nos períodos que antecedem a menstruação.

Mexer o corpo, além de ajudar na perda de peso, também é bom para controlar a compulsão por doces, outro sintoma que fica acentuado nesse período. Isso acontece porque a endorfina, liberada durante os exercícios, gera a sensação de bem-estar, que é justamente o motivo pelo qual as mulheres buscam o açúcar.

Todos os exercícios físicos podem ajudar, mas vale apostar nos aeróbicos e que movimentem a região pélvica. Lembre-se de que o recomendado é pegar leve, com treinos mais curtos e de menor intensidade, pois a sensação de fadiga muscular tende a aumentar (por motivos fisiológicos).

Confira, a seguir, a lista que preparamos com algumas das atividades para você apostar durante esses dias.

Alongamentos

Fundamentais antes de qualquer atividade física, os alongamentos ajudam a aliviar as dores na lombar e nas pernas, comuns no período pré-menstrual. Também são importantes para prevenir lesões durante outros exercícios, especialmente porque o corpo feminino fica mais sensível nessa época.

Corrida

A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais praticados, especialmente por poder ser feito gratuitamente, na rua ou em um parque, por exemplo. Esse tipo de exercício ajuda a diminuir o estresse, pois libera endorfina, que nos dá sensação de prazer e bem-estar. Um circuito de 30 minutos por dia já faz toda diferença.

Bicicleta

Assim como a corrida, a bicicleta é outro exercício aeróbico que pode fazer muito bem no período de TPM, ajudando na sensação de bem-estar e melhorando a qualidade do sono. Também pode proporcionar alívio de dores e desconfortos, típicos da TPM.

Dança

A dança traz todos os benefícios de um exercício aeróbico com a vantagem de que costuma ser, por si só, muito prazerosa, aliviando o estresse, a tristeza e a irritação. Também ajuda o corpo a relaxar, amenizando dores e desconfortos. Além disso, tonifica os músculos e ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Abdominais

Os exercícios que mexem com a região pélvica, como os abdominais, são ótimos para prevenir e aliviar as cólicas, que algumas mulheres já começam a experimentar durante a TPM. São indicados até mesmo para os dias de menstruação, ajudando com os desconfortos abdominais.

Musculação

Os exercícios de força não são contraindicados para quem já tem esse hábito, mas pode não ser uma boa ideia começá-los justamente nesses dias, pois é maior a probabilidade de que você sinta dores. Invista em séries mais curtas, que também ajudem a diminuir a dificuldade de concentração e a controlar o humor.

Pilates

Esse é um exercício perfeito para aquelas que costumam ficar indispostas na TPM, já que não exige muita energia e ainda ajuda a sair com alguma. Como o Pilates trabalha o alongamento e a respiração, também é muito bom para aliviar o estresse e as dores, inclusive de cabeça.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook