Gás de cozinha está caro? Veja como economizar

Algumas dicas, se seguidas, podem ajudar a salvar algum dinheiro no final do mês

Da redação
Publicada em 30 de abril de 2021 às 13:48
Gás de cozinha está caro? Veja como economizar

Não é impressão: tudo fica cada vez mais caro. Por enquanto, como não há sinais de melhora na economia, a tendência é economizar em todas as frentes possíveis. É simplesmente inviável deixar de cozinhar e, embora existam panelas elétricas e outros recursos do tipo, a energia também está cara. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a preparar a comida de maneira a economizar nos gastos com gás, seja ele encanado ou de botijão.

Bocas do fogão

Da mesma forma que ocorre com máquinas de lavar, geladeiras e chuveiros, eletrodomésticos mais novos tendem a ser mais econômicos. Não vamos sugerir que você troque o fogão para economizar o gás — a menos que você já tenha planejado essa compra —, mas existe um detalhe a ser observado: as bocas do fogão.

É importante manter o fogão limpo por questões de higiene, mas as bocas do fogão nem sempre recebem o cuidado adequado. Bocas com buracos entupidos afetam o desempenho do fogão (e do gás) na hora de cozinhar, fazendo com que se leve mais tempo (e mais gás) até a cocção completa. O ideal é lavar as bocas e secar bem a cada vez que utilizar o fogão. Não sendo possível, tente estabelecer uma rotina de limpeza para elas que seja mais frequente que a limpeza geral do fogão.

Use o forno com sabedoria

A internet chegou a cunhar o termo “pãodemia” para a febre de entusiastas do pão caseiro durante nossas longas quarentenas em casa. Porém, esse novo hobby gasta muito gás, afinal, geralmente demanda que o forno fique ligado por bastante tempo (entre pré-aquecer e assar). 

Caso você seja adepto(a) de assar comidas, existem duas dicas para economizar gás: assar mais de uma coisa ao mesmo tempo e evitar abrir o forno enquanto cozinha algo. Sempre que se abre o forno enquanto ele está ligado, ocorre um choque térmico com a entrada de ar em temperatura ambiente (mais frio) que prolonga o tempo que o alimento deverá permanecer no forno.

Caso você esteja assando carnes, uma outra dica para economizar é pré-cozinhar a carne no fogão antes de levar ao forno. Além de deixar o alimento mais macio, economiza tempo com o forno ligado. 

Programar as refeições

Quanto maior a frequência do uso do fogão, maior o consumo de gás. Ao programar a feitura dos pratos da semana, você economiza gás, tempo e talvez evite o desperdício de alimentos. Separe dias específicos da semana para cozinhar, utilize o fogão ao máximo e depois promova a limpeza das bocas do fogão. Você pode montar marmitas para a sua semana ou apenas congelar pequenas porções. Quando quiser comer, basta deixar na geladeira de um dia para o outro ou no micro-ondas. 

Outros eletrodomésticos

Você adora um café ou chá? A chaleira elétrica é um eletroportátil que pode otimizar sua rotina e diminuir a frequência com que você usa o fogão para aquecer água. Fritadeiras movidas a ar (as famosas air fryers) permitem uma infinidade de receitas e não gastam gás. Existem panelas elétricas que vão além do arroz, podendo cozinhar feijão e outros alimentos. Até para pão, o hobby do momento, existe alternativa: a máquina de pão. E, claro, o bom e velho micro-ondas. 

Aparelhos elétricos são um investimento interessante. O custo-benefício  de eletrodomésticos em relação ao cozimento convencional no fogão deverá ser sopesado em relação à energia elétrica, certamente, mas pode ser uma ótima opção para quem quer economizar gás e tempo no fogão. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook