Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade

Prepare seus sentidos! Evento começa neste domingo, em Porto Velho.

Assessoria
Publicada em 14 de outubro de 2017 às 10:07
Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade

Uma imersão no mundo do café, esta é a proposta da exposição Cafés de Rondônia: o mundo do café na Amazônia, que acontecerá no Porto Velho Shopping, de 15 a 22 de outubro, na Praça Calama, 1º piso. O evento busca guiar o espectador para uma verdadeira viagem sensorial, em que será possível compreender a essência deste grão por meio da visão, tato, aroma e paladar. Além disso, destaca os diferenciais dos cafés produzidos na Amazônia.

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, chama estes cafés de "ROBUSTA ROCKS". Ele faz essa analogia com estilos musicais sempre que precisa explicar as características da bebida dos cafés amazônicos. O café da espécie arábica seria bossa nova e o robusta rock’n’roll. "Os dois são estilos musicais muito agradáveis. Não precisa ser uma questão conflitante, é possível gostar dos dois. Pode-se querer ouvir bossa nova em alguns momentos e um rock em outros. O mesmo acontece com os cafés arábica e robusta, cada um com características próprias e não há como negar que ambos têm qualidade”, explica o pesquisador.

A exposição quer promover a valorização dos cafés de Rondônia, canéfora (conilon e robusta), e o uso de tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado. Para isso, serão utilizadas ferramentas sensoriais, audiovisuais e muita inovação. Dentre elas, a realidade virtual, recriando o ambiente produtivo e levando o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde poderá conhecer todo o processo de produção do café, do campo até à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia. O público será levado a interagir com este ambiente, criado por meio de vídeos em 360 graus. Para a entrada neste mundo virtual do café, o público utilizará equipamentos como: óculos, celulares e tablets.

A exposição ocupará 115 m² do shopping e, além da sessão de vídeos em realidade virtual, o espaço terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão preparar seu próprio café e degustar a bebida em diferentes opções de blends (misturas) dos melhores grãos produzidos no estado. Também poderão ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura de Rondônia.

Durante a exposição, será distribuída a segunda edição da revista Cafés de Rondônia, que traz as principais questões sobre a produção e comercialização do café no estado. Esta publicação apresenta os principais avanços e os desafios para a cafeicultura de Rondônia. Assim como ações governamentais, estratégicas de pesquisa e extensão rural que são realizadas. De forma geral, é traçado um perfil atualizado desta cadeia produtiva, reunindo artigos e matérias jornalísticas de instituições, empresas e atores do setor de café. Dentre os assuntos, destaca-se a mulher no campo e seu papel fundamental no desenvolvimento dessa cultura tão importante às famílias rurais.

Confira ainda a programação especial que haverá durante a exposição, que conta com um curso de degustação de cafés, lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia e atrações culturais.

Programação especial

Confira abaixo as ações especiais ao longo da semana:

20/10, às 19h, será realizado curso de degustação de cafés. Vagas limitadas e inscrições no estande da exposição.

21/10, às 19h - lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia.

22/10, às 19h - cerimônia de encerramento da exposição, com apresentação do coral da Unir, cantando Beatles.

Realização e parcerias

A Exposição Cafés de Rondônia é uma realização da Embrapa e conta com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), e com o apoio do Juninho Soft Café, Amazônia Coffee, Porto Velho Shopping, Banco do Povo e Emater-RO.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook