Faixa de fronteira recebe novas ações integradas em saúde e educação
A atuação do Neifro tem sido essencial para impulsionar políticas públicas efetivas nas áreas mais sensíveis do território

O encontro reuniu representantes de secretarias estaduais, instituições federais e da sociedade civil
Com foco no fortalecimento das políticas públicas na faixa de fronteira com a Bolívia, foi realizada na quarta-feira (18), a 2ª Reunião do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro). O encontro reuniu representantes de secretarias estaduais, instituições federais e da sociedade civil, no intuito de apresentar avanços estratégicos para o ano de 2025, com destaque para a implantação da Câmara Temática da Saúde e a inclusão do ensino de Língua Espanhola nas escolas estaduais localizadas em regiões fronteiriças.
O Neifro é um núcleo de articulação interinstitucional coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), com o propósito de integrar ações públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia. A iniciativa busca fortalecer a presença do estado nessas localidades e promover políticas que respondam aos desafios específicos da região, como segurança, saúde, educação, infraestrutura e mobilidade populacional.
Durante a reunião, foi apresentada oficialmente a Câmara Temática da Saúde, coordenada tecnicamente pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO). A proposta é atuar de forma articulada para enfrentar questões de saúde pública que impactam a fronteira, como migrações, endemias, vulnerabilidades sociais e mudanças climáticas. A criação da câmara reforça o compromisso do governo de Rondônia em atuar de forma coordenada com os municípios e com o governo federal.
Outro destaque da programação foi a apresentação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sobre o início do processo de implantação do ensino da Língua Espanhola em unidades escolares situadas nas cidades fronteiriças. A proposta visa ampliar o acesso ao segundo idioma, facilitar a comunicação com comunidades bolivianas e fomentar a integração sociocultural dos estudantes da região, contribuindo para a formação cidadã e para a ampliação de oportunidades educacionais.
Durante a reunião, foi apresentada oficialmente a Câmara Temática da Saúde
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de serviços públicos eficientes fortalece o desenvolvimento regional e o cuidado com as pessoas que vivem em áreas fronteiriças.
Conforme a titular da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, a atuação do Neifro tem sido essencial para impulsionar políticas públicas efetivas nas áreas mais sensíveis do território. “Temos atuado de forma articulada entre as secretarias e com o apoio de instituições federais para transformar a realidade da faixa de fronteira. O Neifro cumpre um papel estratégico ao integrar planejamento, saúde, educação e segurança, sempre com foco no cidadão que vive nessa região”, destacou.
A coordenação do Neifro reforçou que a integração entre as secretarias estaduais e os órgãos federais tem permitido alinhar estratégias com foco no desenvolvimento sustentável e no atendimento qualificado à população. O núcleo segue em articulação permanente com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ampliando parcerias e fortalecendo a governança interinstitucional.
Participaram da reunião representantes da Sepog, Seduc, Agevisa/RO, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Casa Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Superintendência de Assuntos Indígenas (SI), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Casa Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Serviço de Operações Aéreas e Proteção à Vida Humana (Soph), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), entre outras instituições que atuam diretamente nas regiões de fronteira.
Mais de 247 mil abordagens foram realizadas em 13 anos da Operação Lei Seca em Rondônia
O Detran-RO avançou em diferentes frentes de trabalho, desenvolvendo tecnologias para melhorar o serviço e atendimento prestados à sociedade
Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026
Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, de Alta Floresta d'Oeste, Laury Angelina Xavier Oliveira, de Ji-Paraná, e Luana Rita Batista Sampaio, de Porto Velho, foram as selecionadas que representarão o estado na próxima fase da competição
Pesquisa inédita revela hábitos culturais da população de Porto Velho; evento gratuito apresenta os dados
O evento acontece no dia 26 de junho, a partir das 13h, no Sesi - Casa da Indústria, é gratuito, com vagas limitadas, e os interessados podem participar, por meio de inscrição
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook