FCJP realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura
Evento busca estimular participação e a promoção da diversidade cultural
Com o objetivo de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural (FCJP), está realizando a 5ª Conferência Municipal de Cultura (CMS). O evento com o tema geral "Democracia e Direito à Cultura", aconteceu na quinta-feira (26) e nesta sexta-feira (27), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), no 1º distrito.
A Conferência Municipal é uma etapa primordial do processo estabelecido pelo Ministério da Cultura para a concepção de propostas no âmbito municipal e a subsequente votação de um documento a ser encaminhado para as fases estadual e federal.
Buscando estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural, o evento contou com a presença de artistas, produtores culturais e apoiadores da cultura local. A prática voltada à democratização das políticas culturais, representou um evento fundamental em nossa localidade.
A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ji-Paraná é dividida em seis eixos temáticos e aborda questões fundamentais para o desenvolvimento da cultura. Ela desenvolve seus trabalhos sob o seu tema central, que orientará as discussões nas distintas etapas da sua realização, a ser desenvolvidas em eixos.
As diretrizes foram definidas como Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (eixo 1), Democratização do acesso à cultura e Participação Social (eixo 2), Identidade, Patrimônio e Memória (eixo 3), Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (eixo 4), Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (eixo 5), Direito às Artes e às Linguagens Digitais (eixo 6).
De acordo com a vice-presidente da FCJP, Eliana Pereira, é importante ter essa representatividade da cultura no evento. “O objetivo da conferência é discutir, elaborar e apresentar propostas que aperfeiçoem a política pública no nível cultural para atores, músicos e todos os tipos de artistas. Participam do evento todas aquelas pessoas ligadas à cultura”, frisou.
A participação na conferência foi aberta a toda a comunidade cultural e artística da cidade, não sendo necessária a realização de inscrição prévia. Gratuito, o evento visa proporcionar o acesso democrático a todos os interessados em contribuir para o fortalecimento da cultura em Ji-Paraná.
Os resultados e propostas discutidos durante a Conferência Municipal de Cultura serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento do setor cultural como um todo.
A Conferência Municipal de Cultura em Ji-Paraná representa também a Etapa Municipal da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada no mês de dezembro de 2023 e a etapa Nacional, está prevista para Março de 2024, em Brasília (DF).
Semusa imuniza cerca de 8,5 mil cães e gatos na vacinação antirrábica
Ação ocorreu no último sábado, 21 de outubro, no 1º distrito
A violência contra animais é o indício do ciclo de violência contra as pessoas
Com base na Teoria do Elo, o Instituto Ampara Animal lança campanha que faz um alerta sobre o perigoso ciclo da violência
Legislação e atribuições de conselheiros tutelares são abordadas em capacitação do MP
A atividade reuniu agentes do município-sede e de Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis e Vale do Paraíso
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook