Feira regional de artesanato chega em sua 4ª Edição em Cacoal
O evento acontece de 30 de agosto a 01 de setembro, no Complexo Beira Rio, em conjunto com a 2ª Festa do Café
Peças confeccionadas em diferentes materiais e técnicas estarão expostas durante os três dias
Artesãos de 11 municípios de Rondônia se preparam para expor seus trabalhos durante a 4ª Feira Regional de Artesanato em Cacoal (RO). O evento acontece de 30 de agosto a 01 de setembro, no Complexo Beira Rio, em conjunto com a 2ª Festa do Café.
Durante os três dias de exposição, os visitantes poderão comprar artigos feitos em crochê, biscuit, madeira, costura, macramê e decoupage, madeira, E.V.A, gesso, bordados, além de artesanatos indígenas.
Para a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, a feira regional representa a interação entre os municípios através da arte. “É na feira que reencontramos amigos e aprendemos novas técnicas. O artesanato rondoniense é rico em diversidade cultural”.
Já estão confirmados 80 artesãos para esta feira, são mil metros quadrado para que eles façam do Complexo Beira Rio um complexo de pura arte.
CADASTRO NACIONAL DO ARTESÃO
Na tarde desta quinta-feira (29), a Coordenadoria do Programa do Artesanato Brasileiro realiza o cadastro de artesãos para emissão da Carteira Nacional da categoria.
O artesão passará por uma prova de habilidades técnicas. Nesta prova é preciso apresentar duas peças prontas (de cada matéria prima/técnica que utiliza) e elaborar uma peça na presença da coordenação, mostrando todas as fases até a finalização. Essas três peças serão avaliadas por uma comissão, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
Para o cadastro é necessário que artesão leve os seguintes documentos:
2 fotos 3×4 colorida, recente e sem rasuras;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do CPF;
Cópia do RG;
1 peça escolhida pelo próprio artesão em embalagem transparente, identificada, com nome, município e contato, para divulgação;
No caso dos indígenas, cópia do Registro da Fundação Nacional do Índio (Funai);
Além de apresentar esses documentos, o artesão precisa ter mais de 18 anos, ser brasileiro ou estrangeiro (com situação regularizada), com residência no Estado onde realizar o cadastro.
Usina de Calcário retoma funcionamento com meta de produção de 100 mil toneladas
O Estado adquiriu 65 mil toneladas de calcário dolomítico para atender 26 mil famílias agrícolas gratuitamente. Mais de 42 mil toneladas ainda serão entregues
Sorteados com apartamento no Morar Melhor são convocados para assinar contrato no Tudo Aqui, em Porto Velho
Os contratos serão assinados, por ordem alfabética, em data pré-estabelecida, às 7h30 e às 10h30, no prédio do Tudo Aqui, na avenida Sete de Setembro, centro
Ponte sobre o rio Segredo é recuperada
Localizada na RO-383, que liga Alta floresta do Oeste ao distrito de Nova Gease D’Oeste, a ponte precisou ser reconstruída
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook