Feminicídio: Rondônia é o estado onde mais se mata mulher no Brasil

Rondônia se destacou como o estado com a maior taxa proporcional de feminicídio, apresentando 3,1 casos por 100 mil habitantes

Tudorondonia/Foto: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Publicada em 20 de julho de 2023 às 14:47
Feminicídio: Rondônia é o estado onde mais se mata mulher no Brasil

Porto Velho, Rondônia - O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou recentemente dados alarmantes sobre o feminicídio no Brasil. Em 2022, o país registrou um total de 1.437 casos de feminicídio, um número preocupantemente elevado que coloca em evidência a necessidade de medidas eficazes para prevenir e combater este crime.

Rondônia se destacou como o estado com a maior taxa proporcional de feminicídio, apresentando 3,1 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, vêm os estados do Mato Grosso do Sul e Acre, com taxas de 2,9 e 2,6 casos por 100 mil habitantes, respectivamente. Em contrapartida, os estados de Ceará, São Paulo e Rio Grande do Norte apresentaram as menores taxas, com respectivamente 0,6, 0,9 e 0,9 casos por 100 mil habitantes.

Estes números foram revelados mesmo depois da implementação da Lei do Feminicídio em 2015. Esta legislação classifica o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero como crime hediondo. No entanto, os dados indicam que ainda há um longo caminho a percorrer para erradicar o feminicídio no Brasil.

Apesar das menores taxas proporcionais, em termos absolutos, São Paulo registrou o maior número de feminicídios, com 195 vítimas, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 171 e 111 casos, respectivamente. Roraima, Amapá e Acre apresentaram os menores números absolutos, com 3, 8 e 11 casos, respectivamente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook