Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia vai acontecer em 30 municípios de Rondônia e nas capitais do Brasil
A expectativa é assar, só no Estado, mais de 15 mil bandas de tambaqui, totalizando aproximadamente 24 mil quilos do pescado nativo da região amazônica
Festival do Tambaqui está previsto para acontecer simultaneamente no dia 19 de setembro
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), já está se preparando para realizar o tradicional Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em 2021, em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi). O intuito do Festival é promover, divulgar e incentivar o consumo do tambaqui dentro e fora do Estado, além de abrir novos mercados e gerar novas oportunidades de negócios.
Neste ano de 2021, o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia deve acontecer em todo o território brasileiro, incluindo mais de 30 municípios de Rondônia e as 26 capitais dos estados brasileiros e o Distrito Federal. A expectativa é assar, só aqui no Estado, mais de 15 mil bandas do pescado, totalizando aproximadamente 24 mil quilos de peixe nativo da região amazônica. O evento está previsto para acontecer simultaneamente no dia 19 de setembro nos municípios de rondonienses e nas capitais do país.
Tickets serão vendidos antecipadamente para a retirada no dia do festival
Todo o pescado para a realização do evento será de Rondônia, adquirido por meio de doações e processado em parceria com frigoríficos e agroindústrias. Os tickets serão vendidos antecipadamente para a retirada no dia do festival, e os interessados devem procurar os comitês organizadores de cada município.
De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, já está em andamento o processo de licitação para aquisição das embalagens, tendas, banners, lonas, entre outros para a realização do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia. “Já estamos trabalhando para realizar o maior festival de peixe do país. Somos referência na produção de tambaqui, somos o maior produtor de peixe nativo de cativeiro do Brasil, e agora vamos conquistar as capitais com o festival, onde teremos a oportunidade de mostrar a beleza, a grandeza e o sabor do nosso tambaqui. Em breve vamos levar nosso tambaqui para o mercado externo”.
Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do país, sendo o tambaqui a principal espécie produzida em cativeiro, com 90% de toda a produção. Conforme apontam os dados Anuário Peixe BR 2020, da Associação Brasileira da Piscicultura, são mais de 80 mil toneladas de peixes produzidas anualmente no Estado.
Projeto “Enxergar” será retomado e planeja zerar a fila de cirurgias de catarata em Rondônia
O reinício será na próxima segunda-feira (6), no município de Jaru. Quem necessita de consulta oftalmológica deve procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar avaliação com o médico
Porto Velho tem duas mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (2)
Os imunizantes estão sendo aplicados no público de 40 anos ou mais, até as 16h, no campus da Uniron
SEMEIA faz lembrar o Dia da Proteção ás Florestas revitalizando Área de Preservação Permanente nomunicípio
As empresas que queiram se tornar parceiras do município, na preservação do meio ambiente, podem entrar em contato pelo telefone 3411-4204
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook