Projeto “Enxergar” será retomado e planeja zerar a fila de cirurgias de catarata em Rondônia
O reinício será na próxima segunda-feira (6), no município de Jaru. Quem necessita de consulta oftalmológica deve procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar avaliação com o médico
O projeto teve início no segundo semestre de 2019 e já realizou cinco mil cirurgias em todo o estado
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), retoma o projeto “Enxergar”, que tem o objetivo de zerar a fila de cirurgias de catarata no Estado. O reinício será na próxima terça-feira (6), no município de Jaru e atenderá pacientes locais e também de Machadinho do Oeste, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
Ao todo, está prevista a realização de 1.350 consultas oftalmológicas; 2 mil cirurgias de catarata; 330 cirurgias de pterígios (carne crescida) e mais de 18 mil exames oftalmológicos complementares, que serão sem custo à população.
Quem necessita de consulta oftalmológica deve procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contado para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.
O secretário de Saúde, Fernando Máximo, enfatiza que o projeto teve início no segundo semestre de 2019 e já realizou cinco mil cirurgias em todo o Estado, mas devido a pandemia da covid-19 houve a necessidade de interromper as cirurgias oftalmológicas. “O intuito desta ação é fazer com que todas as pessoas de Rondônia, que perderam a visão devido a algum problema, possam voltar a enxergar”, finaliza.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, vem se mobilizando e se dedicando à saúde da população rondoniense, fomentando ações que beneficiem todo o Estado.
MPF propõe ação de improbidade contra ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Para MPF, omissão e negligência nas negociações das vacinas custou caro à saúde e ao patrimônio da sociedade
Governo de Rondônia acompanha visita técnica do ministro do turismo ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Governo Federal investiu R$ 3,5 milhões na revitalização do Complexo da Madeira-Mamoré que já está com 90% da obra concluída
Ministro do Turismo afirma que potencial turístico de Porto Velho precisa ser conhecido
Ministro Gilson Machado Neto visitou as obras de infraestrutura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook