Governo de Rondônia acompanha visita técnica do ministro do turismo ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Governo Federal investiu R$ 3,5 milhões na revitalização do Complexo da Madeira-Mamoré que já está com 90% da obra concluída
Comitiva do ministro do turismo visitou galpões da ferrovia e conheceu parte da história da lendária ferrovia
A visita técnica ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) faz parte da agenda que o ministro do turismo, Gilson Machado Neto, cumpre em Rondônia. Entre as autoridades que acompanham o ministro estão o governador Marcos Rocha e o gestor da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) Gilvan Pereira, nesta sexta-feira (2).
De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado o Governo Federal investiu R$ 3,5 milhões na revitalização do Complexo da Madeira-Mamoré que já está com 90% da obra concluída. A comitiva do ministro visitou os galpões da ferrovia e conheceu parte da história da lendária ferrovia. “É um equipamento turístico de grande potencial, precisa ser preservado e divulgado, nós vamos mostrar ao mundo para agregar valor e renda”, ressaltou o ministro que experimentou a cegonha, movida a força humana, juntamente com o governador Marcos Rocha.
Ferroviário orienta o governador Marcos Rocha e o ministro do turismo Gilson Machado a conduzir a cegonha
Marcos Rocha relembrou a participação ativa do Governo de Rondônia na recuperação do complexo. “No início, em janeiro de 2019, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) contribuiu com a restauração e limpeza dos trilhos da ferrovia utilizando mão de obra apenada por meio de Convênio e Termo de Cooperação. Na época os apenados fizeram todo o serviço de limpeza e recuperação. E agora fico feliz de ver esse complexo quase pronto. O turismo de Rondônia precisa do Complexo da Madeira-Mamoré, é um ponto turístico do nosso Estado”.
O chefe do Executivo Estadual acompanhou o ministro Gilson Machado no passeio na litorina, um pequeno vagão ferroviário. O veículo histórico foi recuperado pelos ferroviários e reativado em junho de 2019 para fazer o percurso dentro do complexo da ferrovia. No passeio conheceram o condutor oficial da litorina, o ferroviário Antônio Moisés, que explicou que o transporte era o veículo usado na época da construção da Madeira-Mamoré para fazer o pagamento dos salários dos trabalhadores.
Ferroviário a bordo do Kalamazu, veículo histórico da EFMM usado na inspeção das linhas
“Nós conseguimos recuperar esse veículo que agora está à disposição da nossa população e dos turistas assim que acabar a pandemia e o complexo estiver oficialmente aberto”, disse o ferroviário que é um dos responsáveis por recuperar os outros veículos do complexo entre eles, o Kamalazu, um veículo de quatro lugares, utilizado na inspeção das linhas.
Outro ferroviário que aguarda ansioso a reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é Lord Jesus Brown. “É um sonho ver esse complexo todo funcionando. Vamos trazer os trilhos que estão lá em Jirau e fazer o trem funcionar de novo, até a Igreja de Santo Antônio”, complementou o ferroviário.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, classificou a vinda do ministro do turismo a Rondônia como “extremamente importante, principalmente nesse momento de retomada para a exploração do imenso potencial do turismo no Estado para fazer o setor crescer como nunca antes”.
*Contém áudio para rádios nas palavras destacadas
Ministro do Turismo afirma que potencial turístico de Porto Velho precisa ser conhecido
Ministro Gilson Machado Neto visitou as obras de infraestrutura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Idep abre matrículas em cursos de qualificação profissional para jovens; inscrições vão até domingo, 4
Os cursos serão ministrados via modalidade remota e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 4 de julho
Vacinação em Porto Velho terá dois pontos de drive-thru neste final de semana
Ações são destinadas aos cadastrados no SASI
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook