Fhemeron capacita médicos e profissionais da enfermagem para segurança na transfusão de hemocomponentes

Todas as palestras estão sendo ministradas pelas enfermeiras Cleunice Ferraz de Lima (núcleo de Hemovigilância), Nayana Santana (especialista em Saúde da Família), Maria Irenir (especialista em Clínica Transfusional) e pela médica hematologista Ana Carolina.

Texto: Paulo Ricardo Leal Fotos: Paulo Ricardo Leal
Publicada em 30 de abril de 2018 às 12:56
Fhemeron capacita médicos e profissionais da enfermagem para segurança na transfusão de hemocomponentes

Treinamento para profissionais da saúde

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) tem desencadeado uma série de treinamentos envolvendo médicos e profissionais da enfermagem de unidades hospitalares, da Capital e interior, com foco na Capacitação em Práticas Seguras na Transfusão de Hemocomponentes e Reações Transfusionais. Todas as palestras estão sendo ministradas pelas enfermeiras Cleunice Ferraz de Lima (núcleo de Hemovigilância), Nayana Santana (especialista em Saúde da Família), Maria Irenir (especialista em Clínica Transfusional) e pela médica hematologista Ana Carolina.

O treinamento está sendo desenvolvido atendendo a uma programação elaborada pelo presidente João Ricardo e a equipe técnica da Fhemeron. No mês de maio, por exemplo, está programada a capacitação para profissionais do Hospital Santa Marcelina. Na manhã de quinta-feira, a enfermeira Cleunice Ferraz ministrou palestras para profissionais da saúde lotados no Hospital de Base enfatizando todo o processo que envolve temas fundamentais tais como: Conceituação do Ato Transfusional; Definição de responsabilidades na prescrição e transfusão de hemocomponentes; Coleta de dados e amostras pré-transfusionais; Cuidados transfusionais e verificação de sinais vitais; Atenção aos sinais e sintomas das reações transfusionais; Registro das bolsas transfundidas; Registro e notificação das reações transfusionais.

Durante a transfusão sanguínea, o paciente está sujeito a reações inesperadas. Sendo assim, é relevante à equipe de saúde que acompanha o paciente saber corretamente como proceder em cada reação transfusional. Nesse sentido, explica equipe da Fhemeron, a perspectiva e verificar o conhecimento dos profissionais acerca dos cuidados prestados durante a transfusão de hemocomponentes, em seus diferentes tipos, sobre como proceder durante uma reação e sobre quais são os cuidados de enfermagem pré e pós-transfusionais.

“A prática requer cada vez mais profissionais competentes, responsáveis e com elevado nível de conhecimento, garantindo a qualidade e segurança do processo transfusional. A Fhemeron está sempre com as atenções voltadas para todo esse procedimento e o treinamento dos profissionais médicos e de enfermagem é importante e por isso tem investido em capacitação permanente e atualização constante desses profissionais”, salientou Cleunice.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook