Funcultural promoveu ações inclusivas na gestão Hildon Chaves
De 2017 a 2024, projetos como o Arte e Cultura Itinerante e eventos tradicionais fortaleceram a identidade cultural
Projeto levou varias apresentações e atividades circenses a diversas localidades de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), tem se destacado na promoção de atividades culturais inclusivas durante a gestão do prefeito Hildon Chaves. De 2017 a 2024, as ações idealizadas pela Funcultural não apenas democratizaram o acesso à cultura, mas também fomentaram a integração social e o desenvolvimento econômico em regiões urbanas e distritos do município.
Um dos grandes destaques da Funcultural foi o projeto Arte e Cultura Itinerante, que levou apresentações artísticas, oficinas, mostras culturais e atividades circenses a diversas localidades de Porto Velho, com edições realizadas em Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã (região da Ponta do Abunã); Abunã e União Bandeirantes (eixo da BR-319); Vila Calderita (setor rural da capital) e São Carlos, Nazaré e Calama (região do Baixo Madeira). “Essas iniciativas, realizadas em condições desafiadoras devido às distâncias e questões climáticas, trouxeram entretenimento, lazer e educação cultural às populações mais distantes do núcleo urbano da capital”, disse o presidente da Funcultural, Godofredo Neto.
Impacto nas comunidades
Funcultural promoveu e apoiou eventos de grande relevância, como o tradicional Carnaval de Porto Velho
Além de enriquecer a oferta cultural, as ações itinerantes da Fundação impulsionaram outros setores, como o turismo, a gastronomia e a hotelaria local, especialmente com o aumento do movimento em pousadas e hospedarias. As comunidades escolares também foram mobilizadas, com programação voltada para crianças e jovens, que tiveram a oportunidade de vivenciar experiências artísticas e culturais enriquecedoras.
No núcleo urbano, a Funcultural promoveu e apoiou eventos de grande relevância, como o Festival de Música, as celebrações juninas e o tradicional Carnaval de Porto Velho. A valorização da memória cultural local também foi prioridade, com exposições e publicações que destacaram a história e as tradições da cidade. “A gestão do prefeito Hildon Chaves consolidou a Funcultural como um órgão dinâmico e acessível, que entende a cultura como um direito essencial. A integração entre as ações promovidas e a valorização das peculiaridades de cada região reforçaram o compromisso da administração em garantir que a arte e a cultura cheguem a todos os cidadãos”, conclui o presidente.
Com iniciativas que transformam vidas e resgatam o sentido de pertencimento das comunidades, a Funcultural segue como referência em gestão cultural, deixando um legado duradouro para Porto Velho e seus moradores.
Prefeitura alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A inscrição deve ser feita de 26 de novembro a 6 de dezembro; vagas são voltadas para atender alunos que não são da Rede Pública Municipal
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
Festividades do Natal no Parque da Cidade seguem até 5 de janeiro, de segunda a segunda, das 17h às 23h
Governo de RO entrega à população nova estrutura do Detran-RO
A Ciretran de Nova União passou por obras de reforma e melhorias em toda a estrutura, trazendo conforto e bem-estar para os funcionários e população
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook