Gestão Pública é tema de capacitação ofertada pelo Tribunal de Contas
O curso, que conta com a participação de jurisdicionados, busca aumentar a eficiência da administração pública, principalmente no que se refere ao maior aproveitamento dos recursos e à prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), ministrou no auditório, em Porto Velho, capacitação sob o tema “Gestão Pública”. O curso, que conta com a participação de jurisdicionados, busca aumentar a eficiência da administração pública, principalmente no que se refere ao maior aproveitamento dos recursos e à prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade.
Todos os conhecimentos, orientações e informações da capacitação foram repassados pelo instrutor José Carlos de Souza Colares, auditor de Controle Externo do TCE-RO, sendo mestre e doutorando em administração, além de especialista em gestão pública. A capacitação foi realizada nessa quarta (17) e quinta-feira (18), totalizando 16 horas-aula.
Ao expor conceitos técnicos e administrativos sobre o assunto, envolvendo tópicos como variáveis básicas da administração, evolução da teoria das organizações, diferenças conceituais sobre gestão pública e administração pública, Colares detalhou estruturas do Estado Brasileiro, como autarquia, fundação pública, empresa pública e sociedade de economia mista.
Sobre a separação dos poderes, foi abordado o sistema de freios e contrapeso da administração pública, fundamental para a construção, preservação e consolidação dos ideais e princípios republicanos.
Explanou-se ainda sobre o estado do bem-estar social, cuja principal ideia é a diminuição das desigualdades econômicas e sociais entre os indivíduos, cabendo ao poder público garantir o fornecimento de uma série de serviços dos quais as pessoas devem ter amplo acesso.
Ainda foi repassada a evolução histórica do Estado e da gestão pública, suas diferentes formas de atuação, abordando tópicos como o modelo patrimonialista, a administração burocrática e gerencial. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook