Glossário explica as diferenças entre mesário convocado e voluntário
Serviço esclarece ao cidadão o significado de expressões utilizadas nas esferas da Justiça Eleitoral
Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, quando da realização de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno do pleito. É essa a explicação que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, traz sobre esse importante personagem, que tanto contribui para o sucesso de uma eleição.
Ao contrário daquele que é convocado para prestar serviços como mesário em uma eleição, o mesário voluntário é o eleitor que se oferece para os trabalhos eleitorais nas mesas receptoras de votos ou de justificativas. Para ser um mesário voluntário, o interessado deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou com o cartório eleitoral em que está inscrito.
O Glossário
O Glossário Eleitoral Brasileiro disponibiliza esclarecimentos, de maneira simples e didática, acerca de mais de 300 verbetes adotados na Justiça Eleitoral. O serviço traz conceitos e definições retirados da literatura jurídico-eleitoral brasileira e de referências doutrinárias.
O Glossário busca divulgar informações sobre a Justiça Eleitoral e a evolução das eleições no país também com a finalidade de conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre o valor do voto e sua importância para a democracia.
Assista também, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE sobre os verbetes do Glossário Eleitoral.
Projeto amplia profissões para microempreendedor individual
Com exceção das atividades de grau de risco elevado, qualquer profissão poderá ser registrada
Para Maia, denúncia contra Greenwald é uma ameaça à liberdade de imprensa
O jornalista foi denunciado na operação do MP que investiga invasões de celulares de autoridades
CCJ deve votar projeto que reserva às mulheres metade das candidaturas para o Legislativo
A legislação atual determina o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook