Governo Federal oferta mais de 200 mil vagas de qualificação em turismo
Cursos profissionalizantes são gratuitos e inscrições podem ser realizadas até 19 de março.
Começam nesta segunda-feira (19) as pré-matrículas online para o programa PRONATEC Turismo Voluntário, parceria dos ministérios do Turismo e da Educação. Nesta etapa serão ofertadas 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer unidade da federação e no DF.
Os cursos profissionalizantes têm carga horária que variam de 160h até 300h. Na lista de oferta estão cursos de Inglês básico, Espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, entre outros.
“A qualificação profissional é uma de nossas prioridades para os próximos anos e, exatamente por isso, foi incluída no plano Brasil + Turismo que prevê o fortalecimento das iniciativas voltadas para ampliarmos o universo de pessoas aptas e preparadas para atuar no mercado de viagens”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
O prazo para a realização das pré-matrículas vai até 19 de março no portal http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. A partir do dia 26 de março os alunos terão acesso à plataforma para validar a matrícula e iniciar o curso, segundo previsão do Ministério da Educação. A Instituição de Ensino tem até 30 dias, após finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão.
Pronatec Oferta Voluntária - Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a formação profissional, de forma gratuita. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) destinados, prioritariamente, a beneficiários maiores de 15 anos que desejam se qualificar. Até dezembro de 2017, o PRONATEC Turismo Voluntário (lotes1º,2º,3º e 4º), no âmbito das matrículas realizadas, 16.035 (dezesseis mil e trinta e cinco) alunos já concluíram os cursos.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook