Guia do colágeno: tudo que você precisa saber sobre a proteína

Sempre lembrado quando o assunto é a boa aparência da pele, o colágeno também é fundamental para a saúde e a integridade de músculos, tendões e articulações

Da redação
Publicada em 22 de abril de 2021 às 09:31
Guia do colágeno: tudo que você precisa saber sobre a proteína

Presente em diversos órgãos, o colágeno corresponde a cerca de 25% de toda a proteína do corpo humano. A substância é um componente fundamental da pele, dos ossos, dos tendões e dos dentes.

Por isso, quando falamos de saúde e beleza, é inevitável lembrar do colágeno. Entender suas funções e conhecer as melhores formas de estimular sua produção é fundamental para garantir a boa aparência da pele e o funcionamento adequado dos órgãos.

O que é o colágeno?

Composto por aproximadamente 3.000 mil aminoácidos, o colágeno é uma proteína fibrosa conhecida por auxiliar na resistência e na elasticidade dos tecidos do corpo. Sua estrutura é tridimensional, configurada por diversas triplas hélices. Cada uma é composta por uma sequência de três aminoácidos (Gly-X-Y).

Principais tipos de colágeno

O corpo humano contém mais de 20 tipos de colágeno, cada um com diferentes estruturas e funções. O colágeno pode, por exemplo, aparecer na forma de fibras apertadas em tendões ou como gel em órgãos internos.

Outra diferença importante em relação aos tipos de colágeno é sua formação. Enquanto o colágeno tipo I se forma a partir da quebra de moléculas proteicas, o colágeno tipo II se estrutura sem o rompimento das moléculas, em temperaturas mais baixas. Apesar da grande variedade, as especificações mais abundantes no corpo humano são os tipos I, II e III. 

Tipo I

Encontrado principalmente na pele, nos ossos e nos tendões, o colágeno tipo I se apresenta na forma de fibras grossas. É bastante resistente a tensões, por isso auxilia na estrutura, na hidratação, na elasticidade e na resistência da pele, favorecendo a aparência saudável do órgão.

Tipo II

O colágeno tipo II é frequente nas cartilagens e associa-se fortemente à água. Seu funcionamento é semelhante ao de uma esponja: ele cede água e se deforma quando pressionado e retorna à forma original quando a pressão termina. Devido a essa característica, o colágeno tipo II funciona como uma mola, ajudando na absorção de impactos e movimentos.

Tipo III

O terceiro tipo de colágeno está localizado principalmente em órgãos internos, como útero, fígado, baço e rins, além de estar presente nas artérias e nos músculos do intestino. Ele é responsável por conferir elasticidade aos órgãos.

Funções da proteína

Por suas diferentes estruturas e formações, o colágeno reúne, consequentemente, funções diversas. De forma geral, sua atuação está sempre ligada à firmeza, elasticidade e resistência de órgãos e partes do corpo em geral.

Na pele, ele é responsável por garantir elasticidade, viço e firmeza, além de tonificar e manter a hidratação. O colágeno é, ainda, importante para reduzir a flacidez e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e estrias. Em outras partes externas do corpo, como unhas e cabelos, o colágeno também é fundamental para o fortalecimento, crescimento e resistência.

Internamente, ele auxilia na formação de tendões, articulações e cartilagens. É importante na manutenção da densidade dos ossos e do bom funcionamento de articulações, pois ajuda a evitar o contato entre os ossos e seu desgaste consequente. Por essa razão, o colágeno tem sido usado como forma de prevenção de lesões e traumas físicos na terceira idade e em atletas de todas as faixas etárias.

Produção do corpo e fontes externas

Quando contém as matérias-primas básicas, o corpo produz o colágeno naturalmente. Por isso, com uma alimentação que inclua os nutrientes necessários, é possível repor a quantidade de colágeno do corpo. Entre essas matérias-primas estão aminoácidos, vitaminas A e C, cobre e zinco. O colágeno também é encontrado diretamente em alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos. 

Além da alimentação, outra forma de obter o colágeno é consumindo de fontes externas, chamadas de suplementos. Esses reforços de colágeno podem ser consumidos em formas distintas, como cápsulas, comprimidos ou em pó. Além das formas, há também opções diferentes em relação ao desenvolvimento do suplemento. Fontes externas de colágeno hidrolisado e peptídeos de colágeno são ótimas para a absorção da proteína.

Para o público vegano, suplementos com precursores do colágeno, formulados com aminoácidos, vitaminas e minerais, também são opções indicadas para estimular a sintetização da proteína fibrosa no corpo sem a ingestão de ingredientes de origem animal.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook