Hackathon do Judiciário começa nesta sexta no Porto Velho Shopping

O evento é organizado pelo Escritório de Inovação do TJRO e tem como tema a “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 14 de novembro de 2019 às 16:59
Hackathon do Judiciário começa nesta sexta no Porto Velho Shopping

O II HackaJus tem como tema “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”

O II HackaJus, o Hackathon do Judiciário, é uma competição promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, nos dias 15 e 16, no Porto Velho Shopping, com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovações a serem agregadas à prestação dos serviços do TJRO. O evento é organizado pelo Escritório de Inovação do TJRO e tem como tema a “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”.

As equipes inscritas na competição, imediatamente após a abertura oficial do HackaJus, em dinâmica conduzida pela comissão organizadora, deverão comparecer pontualmente, sob pena de eliminação e substituição por inscrições subsequentes. O número de participantes é de 3 a 4 pessoas por equipe.

O tema do HackaJus 2019, “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”, deverá ser rigorosamente observado e os participantes deverão ter, preferencialmente, conhecimento ou experiência como estudante ou profissional, em pelo menos uma das áreas: programação e desenvolvimento de software; direito; design gráfico/digital; comunicação; administração ou gestão de projetos e outras áreas relacionadas com o tema.

Edição anterior

A primeira edição do Hackajus ocorreu em 2018, durante a Campus Party Rondônia. O hackathon de 48 horas desafiou os participantes a apresentarem soluções que melhorassem o “acesso à informação” e a “celeridade processual”. Vinte participantes divididos em cinco equipes participaram. Três ideias foram premiadas. Ganhou a equipe “Um”, cuja proposta era a triagem inteligente dos processos de acordo com a sua competência. Em segundo lugar, ficou a equipe Metadata, com a criação de um painel de gestão dos processos, de acordo com a sua prioridade. Em terceiro lugar, ficou a equipe “ChatBot”, que propôs utilizar um robô chat com L.A destinado a consultas processuais e informações gerais.

Este último foi a solução mais viável para implantação pelo TJRO. Lançado no dia 7 de novembro, o chatbot é uma ferramenta que utiliza um robô virtual (bot) desenvolvido no intervalo entre as edições I e II da competição. O objetivo do chatbot é possibilitar um canal de atendimento ininterrupto com o cidadão. Com diálogo humanizado possibilita consultas processuais, tirar dúvidas, obter informações e outras funcionalidades.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook