Ieda Chaves aciona autoridades após vídeo de maus-tratos a cachorro em Porto Velho
Pedido formalizado pede investigação e punição dos responsáveis pelo crime

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou um ofício (Nº 1126/2025/GDEP-IEDA-CHAVES/ASSTEC) às autoridades competentes, dentro das prerrogativas legais, solicitando investigação e punição dos responsáveis por um caso de maus-tratos a um cachorro no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
A ação se deu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, onde um cachorro é visto sendo arrastado por um veículo em movimento, com a guia presa ao carro. De acordo com a parlamentar, “apesar da baixa velocidade, a cena gerou grande indignação entre os moradores e foi considerada uma violação da legislação vigente”. A Lei nº 9.605/1998 dispõe sobre crimes ambientais, e o Artigo 32 dessa Norma prevê punições para casos de abuso e maus-tratos contra animais.
No ofício, Ieda Chaves solicita que a Polícia Civil e a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente adotem as providências cabíveis para apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.
"Diante da gravidade do ocorrido, solicito que sejam tomadas as medidas necessárias com a maior brevidade possível para coibir esse tipo de prática e reforçar a fiscalização contra crimes de maus-tratos no Estado de Rondônia", declarou.
Autoridades legais
O documento foi enviado ao Coronel BM Felipe Bernardo Vital, secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e a Samir Fouad Abboud, delegado-geral da Polícia Civil (PC), aos quais a parlamentar solicita ação imediata.
Publicidade
Jovens com síndrome de Down usam internet para mostrar potência
No Dia Mundial da Síndrome de Down, elas reivindicam inclusão
Nunes Marques vota contra recurso de Bolsonaro e Braga Netto
Ministro foi indicado ao Supremo em 2020 por Jair Bolsonaro
STF vai reforçar segurança durante julgamento de Bolsonaro e aliados
Polícia Judicial do Supremo terá apoio do DF
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook