INCLUSÃO – Na sexta edição, simpósio “Pais e Mães Incríveis” orienta e capacita acerca dos direitos da pessoa com deficiência
Entre os palestrantes estavam a advogada Luzinete Xavier de Souza, especialista em educação positiva e mãe de criança com deficiência
No último sábado (13/07), na sede da Seccional Rondônia da OAB, foi realizada da sexta edição do 6º Simpósio Pais e Mães Incríveis. Durante todo o dia, palestras voltadas para pais e mães de pessoas com deficiência e comunidade em geral foram ministradas através de uma iniciativa da Ordem por meio da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Centro de Potencialidades Humanas (CPH).
Entre os palestrantes estavam a advogada Luzinete Xavier de Souza, especialista em educação positiva e mãe de criança com deficiência. A profissional compartilhou experiências e estratégias para superar desafios e promover a inclusão.
“Quando nos reunimos, o objetivo não é falar só da história dos pais e das mães presentes, mas também levar à sociedade o conhecimento dos direitos da pessoa com deficiência, atingindo não só a família destas pessoas, mas sim a comunidade como um todo. Sempre falamos muito sobre a necessidade de inclusão, essa é uma das principais abordagens”, explicou Luzinete.
Ithalissa Bonfim é fisioterapeuta e idealizadora do evento. Ela explica que a criação do Simpósio tá ligada à necessidade de informar a toda sociedade sobre as necessidades da pessoa com deficiência. “Nosso objetivo é dar voz a estes pais atípicos. No evento nós falamos das experiências após o diagnóstico, na área do autismo, síndromes, deficiências cerebrais, paralisia cerebral, todo contexto que envolve a deficiência”.
Entre os assuntos abordados estavam: Desmistificando o nanismo; Aceitação e compromisso na paternidade atípica, um mundo de possiblidades e conquistas; Direito da Pessoa com Deficiência: entendendo o benefício de prestação continuada; Ludicidade, brincar para aprender; Autocuidado e saúde mental para pais autistas; Uma abordagem integrativa sobre o tratamento homeopático no TEA; A busca da independência e autonomia, contribuindo para uma melhor qualidade de vida; e Quebrando estereótipos e celebrando os talentos notáveis dos indivíduos no espectro do autismo.
MPF e Idec querem que Whatsapp pague R$ 1,7 bilhão por violações de direitos em política de privacidade
Implantadas sem transparência, regras descumprem LGPD e dão brecha para abusos no compartilhamento de dados de usuários
Professores selecionados para intercâmbio em Londres falam sobre expectativas para a missão
Os professores classificados são efetivos, participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas de Rondônia
Prefeitura alerta para a necessidade de atualização cadastral para beneficiários do BPC
Atualização atinge 1.138 beneficiários e pode ser feita na Central do CadÚnico e nos Cras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook