Professores selecionados para intercâmbio em Londres falam sobre expectativas para a missão
Os professores classificados são efetivos, participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas de Rondônia
Professores e estudantes estiveram em reunião com o governador Marcos Rocha para receber instruções sobre o Programa Intercâmbio Rondônia
A qualidade da educação pública de Rondônia está em destaque no governo, que investe na melhoria da proficiência da Língua Inglesa. O Intercâmbio Rondônia, o mais novo programa do estado, além de levar 20 estudantes para a Universidade de Oxford, na Inglaterra, também vai levar para Londres, neste sábado (20), 11 professores de inglês para aperfeiçoamento do idioma. Os professores contam sobre as expectativas para a missão.
Edimar Eugênio | EEEF Jerônimo Garcia de Santana | Cerejeiras:
‘‘Sou professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na rede pública do estado de Rondônia há 18 anos. É motivo de muitíssima satisfação participar deste projeto belíssimo. É a realização de um sonho, uma oportunidade que teremos de elevar nosso conhecimento em inglês, assim como nossa proficiência para colaborarmos com o desenvolvimento e o aprendizado dos nossos alunos. Estou certo de que essa experiência vai enriquecer o nosso vocabulário, nossa pronúncia, nossa cultura, nossa proficiência em si. Sou muito grato ao governo do estado por fazer parte desta equipe de 11 professores selecionados’’, relatou.
Silvana Guadalupe | EEEF Paulo de Assis Ribeiro | Colorado do Oeste:
‘‘Não tenho palavras para descrever a minha gratidão a Deus e ao governo de Rondônia pelo privilégio de participar deste intercâmbio. Passei no concurso para lecionar na rede estadual em 2008 e confesso que fiquei surpreendida diante da minha realidade. Nem sequer sonhava, não tinha esperança de fazer um intercâmbio. Então agradeço muitíssimo a esse olhar especial à educação, por essa valorização da Língua Inglesa. Também fiquei feliz pela participação da minha aluna Hechaelen. Não tenho dúvida do quanto isso será fundamental para nossas vidas. Irá alavancar o desenvolvimento do inglês e da educação do nosso estado. Vai despertar nos outros estudantes, e também nos professores, um interesse maior pela língua inglesa’’, pontuou.
Eliane Ricarte | EEEF Emburana | distrito de Estrela – Presidente Médici:
‘‘Estou imensamente feliz e honrada por ter sido selecionada. Para mim, esta oportunidade representa um verdadeiro prêmio pela dedicação e esforço que outrora não foi reconhecido. Sempre gostei de estudar e aos 18 anos já lecionava. Saí da graduação aos 21, fiz pós-graduações, ingressei no mestrado aos 23 e atualmente aos 30 estou concluindo o doutorado.
Os critérios de seleção deste programa foram justos e refletem o empenho de quem, assim como eu, se dedica diariamente à educação. Estou ansiosa para absorver novos conhecimentos e práticas durante este intercâmbio, e ainda mais animada para retornar e aplicar tudo que vou aprender. Acredito que voltarei mais capacitada, e em consequência, formarei melhor os meus alunos’’, ressaltou.
PROFICIÊNCIA
Todos os demais professores selecionados são unânimes em falar sobre a gratidão e o impacto que o programa trará para a qualidade da educação pública de Rondônia.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado acredita e investe na qualificação dos professores do estado, a fim de proporcionar um ensino cada vez melhor aos estudantes. ‘‘Rondônia tem professores que se dedicam diariamente para levar o melhor ensino aos estudantes, e o governo do estado está empenhado em contribuir para que estejam cada vez mais preparados e capacitados. Por isso o Intercâmbio Rondônia foi criado para ser mais um sucesso do estado em boas práticas. Essa iniciativa, vem para dar condição para que a proficiência em inglês no estado alcance novos e melhores resultados’’, pontuou.
Foram selecionados 11 professores de Língua Inglesa
SOBRE O INTERCÂMBIO RONDÔNIA
O programa Intercâmbio Rondônia foi criado pelo Governo de Rondônia e é desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta primeira edição, foram selecionados 11 professores de Língua Inglesa e 20 estudantes de escolas da rede pública estadual, que estiveram reunidos com o governador Marcos Rocha no início deste mês.
De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, os 11 professores permanecerão em Londres de 20 de julho a 5 de agosto para curso de aperfeiçoamento, enquanto os 20 estudantes estarão na cidade de Oxford, cumprindo uma agenda de atividades acadêmicas e culturais na Universidade de Oxford.
O coordenador do programa, Djair Fogaça explicou que, os professores classificados são efetivos, participantes do projeto Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas de Rondônia. Têm como diferencial ser ativos nas capacitações oferecidas pela Seduc. ‘‘No Brasil, a proficiência em inglês da população é baixa, sendo essa realidade ainda mais crítica em regiões como a Amazônia. No contexto do nosso estado, o programa Intercâmbio Rondônia é fundamental para melhoria desse quadro e oferece oportunidades para o estudo aprofundado da língua inglesa, adaptado ao contexto local e alinhado às exigências globais’’, evidenciou.
Confira a lista com os 11 professores selecionados:
- Raquel Figueiredo de Carvalho Costa – Porto Velho;
- Raquel Aparecida de Fátima Martins Cangussu – Presidente Médici;
- Eliane Ricarte Rodrigues – Presidente Médici;
- Micheline Menezes Coutinho – Jaru;
- Mairúcia de Oliveira Rabelo Silva – Porto Velho;
- Regiane Nogueira Bento – Porto Velho;
- Mônica de Almeida Bonfim – Porto Velho;
- Cristiele Santana Ferreira – Porto Velho;
- Edimar Eugênio Coelho – Cerejeiras; e
- Ester Camargo – Nova Brasilândia d’Oeste.
Prefeitura alerta para a necessidade de atualização cadastral para beneficiários do BPC
Atualização atinge 1.138 beneficiários e pode ser feita na Central do CadÚnico e nos Cras
Evento 'Mulheres Negras em Espaço de Poder'
Semasf e MPT Rondônia/Acre promovem palestras e debates
Domingos Brazão afirma que irmãos são vítimas de armação no caso Marielle Franco
Os irmãos Brazão estão presos desde março, acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook