Incra/RO e Ifro apresentam projeto ao BNDES para financiamento da regularização fundiária em Rondônia
Os parlamentares - senador Confúcio Moura e deputado federal Lúcio Mosquini - empenharam total apoio à iniciativa
O projeto "Minha Terra! Governança Fundiária e Sustentabilidade Ambiental" foi apresentado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília, na quarta-feira (23), por uma equipe da superintendência do Incra/RO, do Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) e pelos parlamentares Lúcio Mosquini (MDB-RO) e Confúcio Moura (MDB-RO), para buscar financiamento junto ao Fundo Amazônia voltado às ações fundiárias e ambientais em Rondônia.
Sob a coordenação do Incra/RO e execução do Instituto Federal de Educação de Rondônia – IFRO, o projeto se destina à regularização fundiária e titulação de imóveis rurais na maioria dos municípios de Rondônia, de acordo com a legislação de governança do Fundo Amazônia e regras do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA). O investimento proposto é de aproximadamente R$ 60 milhões para atender a 43 municípios, 86 projetos de assentamento e onze glebas públicas federais. Os parlamentares - senador Confúcio Moura e deputado federal Lúcio Mosquini - empenharam total apoio à iniciativa.
Estão previstas atividades como georreferenciamento, demarcação de perímetros, parcelamento de áreas e de lotes individuais, estradas, reservas legais, agrovilas e espaços coletivos. São etapas para a titulação de imóveis que vão proporcionar segurança jurídica aos assentados e ocupantes. Também está inserida a supervisão ocupacional (vistoria) nos lotes de assentados e posseiros, e a inserção dos polígonos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR (CAR).
O superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, informou que o BNDES estabeleceu um prazo de seis meses para concluir a avaliação do projeto. Segundo ele, “a reunião no BNDES representa um passo importante em direção à concretização de uma governança fundiária sólida e à preservação da sustentabilidade na região amazônica. É o início de um processo com potencial para moldar o futuro dessa região estratégica do país”.
O coordenador geral do projeto GeoRondônia (Incra/Ifro) e professor do Ifro, Uberlando Tiburtino Leite, acrescentou que estão ainda contempladas ações de formação e qualificação profissional do público-alvo, de pesquisa e extensão tecnológica, voltadas para o alcance das metas ambientais assumidas pelo país, como a mitigação do desmatamento na Amazônia Legal, na busca de geração de emprego e renda em atividades da economia verde.
Como Brizola na Campanha da Legalidade, é preciso deter o golpismo militar hoje
O apagamento da memória e da verdade histórica é uma técnica de dominação da classe dominante
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara
Casa terá até junho de 2025 para fazer distribuição de vagas
Delação premiada de Mauro-Cid aponta mais para beneficiá-lo, do que à CPMI
'Sai com a farda chamuscada, sem a perspectiva de se tornar um reluzente general', escreveu a colunista Denise Assis em referência ao tenente-coronel
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook