Indígenas são denunciados à polícia por furtar peixes em propriedades rurais e avisam que vão voltar para buscar aves
Rastros de pés descalços denunciavam que pessoas haviam entrado na área externa da casa e no paiol
Na manhã da quinta-feira, 05, três homens procuraram a Unisp (Unidade Integrada de Segurança Pública) para denunciar invasões de indígenas em suas propriedades rurais, que ficam na BR-174, em Vilhena.
No primeiro caso, um servidor público de 48 anos comentou que em 29 de novembro flagrou os índios pescando com o uso de flechas em um rio que fica dentro da fazenda que o pertence. Ele estima que foram levados 50 quilos de peixes.
Ao tentar explicar que a área era uma propriedade privada, onde só poderiam entrar com autorização, um dos indígenas disse que não queria conversa com homem branco e que eles eram de uma tribo que fica a cerca de 200 km do local onde estavam. Ele ainda ressaltou que o grupo voltará no próximo ano para buscar papagaios, já que em sua reserva não há tais aves.
Não é a primeira vez que isso acontece na propriedade do servidor público, que já havia registrado uma ocorrência sobre furto de peixes no mesmo período, em 2018.
Já seu vizinho de área rural relatou que, ao chegar em seu sítio, o cadeado da porteira estava quebrado. Os rastros de pés descalços denunciavam que pessoas estiveram por ali, e que haviam entrado na área externa da casa e no paiol. Ao conversar com os vizinhos que passaram pela mesma situação, o proprietário da área soube que indígenas estiveram por ali para pescar.
Do sítio do terceiro comunicante também foram levados peixes. Ao chegar a sua casa, de onde estava ausente quando os indígenas passaram por lá, notou os rastros de pés descalços pelo quintal.
O caso foi registrado como esbulho possessório.
Investigando esquema em que servidores devolviam até 80% dos salários, PF cumpre mandado contra vilhenense
Suspeita foi alvo de buscas da PF e intimada a prestar esclarecimentos
PRF apreende pistola e 17 munições
O armamento foi encontrado durante a busca em uma caminhonete, que trafegava, com 7 ocupantes, na área urbana da capital rondoniense
Em 8 horas, PRF prende 3 foragidos nas rodovias federais de Rondônia
Os indivíduos, que eram procurados por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, furto e receptação, foram flagrados em abordagens realizadas na capital e em Pimenta Bueno; um dos homens foi preso enquanto almoçava na rodoviária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook