Indústria de aves de Espigão do Oeste pede incentivos ao governo de Rondônia
Nesta sexta-feira (16), em Porto Velho, as equipes técnicas da indústria e da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) avaliam as solicitações buscando soluções práticas e alternativas viáveis para o fortalecimento e expansão do setor alimentício.
Indústria de processamento de ave quer ampliar produção mas depende de aumento da capacidade energética
Em visita oficial do governador Confúcio Moura a Globoaves, na quinta-feira (15), a diretoria da indústria de processamento de aves em Espigão do Oeste pediu apoio e incentivo ao governo de Rondônia. Nesta sexta-feira (16), em Porto Velho, as equipes técnicas da indústria e da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) avaliam as solicitações buscando soluções práticas e alternativas viáveis para o fortalecimento e expansão do setor alimentício.
Com planejamento de expansão para o ano de 2020, os diretores da indústria solicitam ampliação do abastecimento de energia elétrica e mecanismos legais para incentivo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A indústria abate 64 mil frangos por dia e tem meta de ampliar a capacidade de abate para 600 mil, em dois turnos, nos próximos anos.
Mas para atingir a meta, diz o diretor Roberto Kaefer, “é preciso aumentar a capacidade energética. Não conseguimos isso diretamente com o fornecedor e pedimos que o governo interceda a nosso favor”. “A energia elétrica é insuficiente para avançarmos na produtividade e atender outros mercados, como a Zona Franca de Manaus, por exemplo”, menciona o diretor.
Outro pleito da indústria é que o governo estadual crie uma nova legislação que beneficie a produtividade e a comercialização do frango com imposto diferenciado, a exemplo do que já ocorrem em outros estados brasileiros, como os da região Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás. “Não é isentar a indústria de impostos, mas copiar o que já funciona em outros locais e adaptar à realidade de Rondônia”, detalha Kaefer, confiante nos pedidos.
“O Confúcio Moura é um governador prático, entende rápido e vai buscar a solução. Ele já nos ajudou em outras oportunidades e vai colaborar de novo”, disse o diretor da Globoaves.
Ao deixar a reunião, o governador Confúcio agendou o encontro dos técnicos da Sefin com os representantes da Globoaves e determinou um estudo e projeto de lei viável que favoreça a ampliação da indústria. “Vamos atender aos pedidos no sentido de que os resultados sejam favoráveis a todos, à indústria e ao incremento do desenvolvimento de Rondônia”. O vice-governador Daniel Pereira deve acompanhar a reunião entre os técnicos.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook