Inteligência Artificial do TJRO é tema de palestra na Campus Party
Inovações tecnológicas que proporcionem a agilidade processual do Judiciário rondoniense, tornando a prestação dos serviços da justiça cada vez melhores, são metas da gestão do desembargador Walter Waltenberg, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Uma das participações do Tribunal de Justiça de Rondônia de Rondônia na 1ª Campus Party da Região Norte, que acontecerá em Porto Velho, de 1 a 5 de agosto, no Sesi, será com a exposição sobre "Framework Sinapses", um sistema faz uso de redes neurais e foi desenvolvido por Analistas da instituição. “Sinapses - entenda como a Inteligência Artificial pode tornar o Judiciário mais rápido” é o tema da palestra que o analista Pablo Moreira apresentará no evento.
Inovações tecnológicas que proporcionem a agilidade processual do Judiciário rondoniense, tornando a prestação dos serviços da justiça cada vez melhores, são metas da gestão do desembargador Walter Waltenberg, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Com a aplicação da Inteligência Artificial – IA, uma ferramenta de várias funcionalidades, é possível definir o movimento processual adequado, conforme a produção do texto.
Sinapses e Cranium são robôs e foram criados com o uso da Inteligência Artificial. Os nomes remetem ao processo cognitivo humano e foram associados pelo fato das tecnologias fazerem uso de Redes Neurais Artificiais no processo de aprendizagem e predição (capacidade de antecipar o que será utilizado no sistema ou texto).
Os dois robôs foram idealizados de maneira que possam ser utilizados para qualquer finalidade, necessitando apenas que modelos de aprendizado sejam inseridos em sua base, dando, assim, a capacidade de predição de cada assunto ou área específica, indo além da área judiciária e possibilitando o seu uso também na área administrativa (SEI, RH, Licitação).
Atualmente, os modelos preditivos em uso pelo Poder Judiciário de Rondônia poderão, de forma transparente, ser usufruídos por outros tribunais, independentemente do sistema judiciário que façam uso e sem necessidade de investimento em infraestrutura ou novos sistemas, visto que podem ser consumidos de forma nativa, por meio das APIs disponibilizadas pelo Sinapses.
TJRO na Campus Party
A “1ª Campus Party da Região Norte", maior evento de desenvolvimento social, tecnológico e econômico do mundo, reunirá o seu público em palestras, oficinas, debates e competições relacionados a tecnologias empregadas no mundo digital. Tudo o que está ligado à inovação, ciência, empreendedorismo e tecnologia poderá ser compartilhado no evento. Daí a participação do TJRO no Campus Party, já que esta é uma das principais metas da gestão do Desembargador Walter Waltenberg, presidente do Judiciário rondoniense, que defende “o uso da tecnologia a favor do cidadão, com qualidade aliada à celeridade na prestação jurisdicional, pois, se em quase todas as rotinas da vida social e profissional das pessoas a tecnologia está presente, também o judiciário aí está inserido”.
Serviço: Campus Party será de 1 a 5 de agosto, no Sesi, situado na Av. Rio de Janeiro nº 4734, Bairro Lagoa.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook