Investimentos em saúde pública são prioridades do governo, afirma Marcos Rocha durante entrevista

Apesar dos elevados custos para construção, aquisição de equipamentos e manutenção da rede hospitalar almejada, o governador Marcos Rocha explica que o recurso do governo para esse fim vem das economias que estão sendo feitas na gestão.

Paulo Sérgio Fotos: Nilson Santos e Antônio Lucas Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 25 de maio de 2019 às 09:13
Investimentos em saúde pública são prioridades do governo, afirma Marcos Rocha durante entrevista

Sobre saúde pública e outros assuntos, o governador Marcos Rocha concedeu entrevista na 8ª Rondônia Rural Show Internacional

A reestruturação do sistema público de saúde é uma das prioridades da gestão do governo de Rondônia. A construção do maior hospital de emergência e urgência do estado, o Heuro, em Porto Velho, está na lista prioritária das ações que contemplará construções de outras unidades hospitalares de urgências em cidades estratégicas.
“Estamos trabalhando para melhorar muito a realidade da saúde pública de Rondônia. Não vamos admitir que paciente receba tratamento deitado no chão, como ocorreu no hospital João Paulo II”, anunciou o governador Marcos Rocha em entrevista concedida ao jornalista Wilson Neves, da Rede TV! Rondônia, no estúdio instalado na 8ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná.

Para seguir com o planejamento de melhorar o sistema de saúde gratuito, o governador destacou que já iniciou o processo de melhoria “contratando leitos em hospitais particulares para que o paciente seja submetido a tratamento com dignidade”.

Dentro da proposta, Marcos Rocha admite que é necessário construir e manter em pleno funcionamento outras unidades hospitalares em cidades regionais estratégicas. “Nosso desejo é proporcionar maior qualidade de atendimento médico de urgência e emergência no interior. O paciente precisa ficar perto da família. É uma situação de humanidade com essas pessoas”, ressaltou o governador.

Apesar dos elevados custos para construção, aquisição de equipamentos e manutenção da rede hospitalar almejada, o governador Marcos Rocha explica que o recurso do governo para esse fim vem das economias que estão sendo feitas na gestão.

Governador destacou aplicação de investimentos na saúde com recursos economizados nesta gestão

“Só nos primeiros três meses economizamos R$ 95 milhões com os cortes de gastos em contratos desnecessários, cargos comissionados e diárias, por exemplo. Vamos continuar economizando e aplicando esse dinheiro em benefício da coletividade”, explicou o governador, que já está em entendimentos no Ministério da Saúde e com a bancada federal em Brasília em busca de mais recursos para essa finalidade.

Na entrevista o governador foi questionado sobre várias demandas a Rondônia, especialmente a Ji-Paraná. Entre elas, assegurou que já está em fase final o serviço da comissão multidisciplinar que está à frente das obras do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como o esgotamento sanitário e expansão de água tratada para Ji-Paraná.

O governador falou também sobre os serviços de tapa-buracos e revestimento asfáltico de rodovias estaduais e o alinhamento com o ministro de Desenvolvimento Regional para que seja retomada as obras de conclusão dos conjuntos habitacionais de interesse social que estão paralisados por falta de recurso federal.

“Estive juntamente com o ministro Gustavo Canuto, em Brasília, que nos assegurou a retomada das obras das habitações populares em Rondônia logo após o governo federal liberar o pagamento das construtoras”, finalizou o governador, que esteve acompanhado na entrevista pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Luana Chaves.

Comentários

  • 1
    image
    Raquel 26/05/2019

    Parabéns Exmo Sr Governador que nossa Capital possa ser motivo de orgulho para tdos rondonienses principalmente na saúde, creio q as outras demais coisas virão, q possa Governar com sabedoria, Deus abençoe!!!

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook