Jair Montes pede realização do ENEM no município de Nova Mamoré
O município possui escolas estudais bem estruturadas e professores qualificados para aplicar o referido exame.
O deputado estadual Jair Montes (PTC) apresentou indicação durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para a realização de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEN), no município de Nova Mamoré.
De acordo com o deputado, alunos do ensino médio de Nova Mamoré precisam se deslocar até Guajará-Mirim para realizar as provas do ENEM, precisando se deslocar por cerca de 46 quilômetros. Já os estudantes da área rural e dos distritos de Jacynópolis, Nova Dimensão, Palmeiras, Araras e Marechal Rondon, precisam percorrer em média de 86 a 200 quilômetros entre estradas rurais e rodovias pavimentadas da BR-425.
“Precisamos considerar o baixo poder aquisitivo da maioria das famílias que vivem na área rural, com renda baseada na agricultura familiar, e muitas vezes não dispõem de recursos para as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação”, alertou o deputado.
Outro ponto destacado por Jair Montes é a falta de transporte coletivo diário nas Linhas rurais em direção a Nova Mamoré e Guajará-Mirim. “Isso também prejudica o deslocamento dos alunos e posteriormente a realização das provas, ficando esses estudantes prejudicados e até impossibilitados de cursar uma faculdade utilizando a nota do Enem”, frisou.
Ao encerrar, Montes disse que o município de Nova Mamoré possui escolas estudais bem estruturadas e professores qualificados para aplicar o referido exame de escala nacional em âmbito local.
Presidente da ALE destaca Dia Internacional da Síndrome de Down e homenageia servidor Mateus Nogueira
Portador da síndrome Mateus frequenta a Assembleia há 12 anos e há três foi nomeado servidor da Casa.
Presidente Laerte Gomes propõe implantação de Programa Legislativo, Democrático e Participativo na ALE
Projeto é voltado a alunos de escolas públicas e privadas como incentivo ao conhecimento das práticas legislativas.
Assembleia discute PEC que trata da atuação de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos na educação
Audiência pública foi proposta pelo deputado Anderson Pereira, que é autor da PEC que tramita na Casa.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook