Jhony Paixão solicita campanha informativa para que a população continue doando sangue
Doações de sangue diminuíram mais de 50% após a pandemia
O deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos), protocolou uma indicação junto ao Poder Executivo para que a Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, elabore campanha de incentivo à doação de sangue em todo o estado. A indicação é uma alternativa para que os doadores possam retornar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) que registrou uma queda de mais de 50% nos estoques de sangue em virtude da pandemia da Covid -19.
Para que as doações continuem a Fhemeron está seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde adotou o agendamento por telefone e horário diferenciado para evitar aglomeração de pessoas.
“A população precisa saber que a doação de sangue pode ser feita sem que o doador seja colocado em risco de contágio do Coronavírus, tendo em vista que atualmente é necessário agendar a doação, sendo imprescindível informar a população das medidas que estão sendo tomadas”, explicou o parlamentar.
Antes da pandemia, para ser um doador, era necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. Agora, em virtude do coronavírus, algumas medidas estão sendo adotadas antes da coleta, ou seja, se a pessoa apresenta sintomas respiratórios e febre, ou que teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19 ou manifestou sintomas, não poderá se realizar a doação de sangue no período de 30 dias.
“Uma campanha bem elaborada pelo governo é extremamente necessária neste momento para que a população tome conhecimento dos cuidados que a Fhemeron está cumprindo para receber os doadores. Creio que desta forma ajudaria a conscientizar a população sobre a importância de continuar doando sangue neste período de pandemia”, disse Jhony.
Antes de começar a quarentena, no mês de março, eram registradas cerca de 70 doações diárias, agora esses números reduziram para cerca de 30 bolsas diárias. Com uma bolsa de sangue é possível salvar quatro vidas.
Deputado Alex Redano recebe pedido de socorro da população de Monte Negro para o não fechamento de delegacia
Parlamentar vai interceder junto ao Governo pela manutenção da delegacia no município
Atendendo demandas de Nova Brasilândia, presidente Laerte Gomes destina cerca de R$ 150 mil de emendas
Deputado viabiliza o recurso após solicitações do vereador Reginaldo Gama
General Ramos, não põe corda no meu bloco
"Exigimos, como povo bem comportado que somos, que o senhor de verdade nos diga: qual é o limite? Pois saiba que o nosso, 41 mil corpos depois, contidos e consumidos por uma pandemia que não consta da sua agenda, está no fim", escreve a jornalista Denise Assis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook