José Antônio Robles é o novo desembargador do TJRO

A vaga deixada pelo desembargador Péricles Moreira Chagas - que solicitou aposentadoria no começo do ano – foi definida na lista tríplice, sendo eles os juízes José Antônio Robles, Francisco Borges Ferreira Neto e João Adalberto Castro Alves.

Assessoria Emeron
Publicada em 04 de abril de 2018 às 11:20
José Antônio Robles é o novo desembargador do TJRO

O Tribunal Pleno elegeu como novo membro o juiz da 4ª Vara Cível José Antônio Robles. A promoção ocorreu na sessão da última segunda-feira (26) pelo critério de merecimento. As regras definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) delinearam os requisitos estabelecidos para a escolha. Entre os critérios avaliados estavam:  o número de conciliações realizadas, metas alcançadas na realização de audiências, cursos de capacitação desenvolvidos ao longo da carreira e entre outros requisitos.

A vaga deixada pelo desembargador Péricles Moreira Chagas - que solicitou aposentadoria no começo do ano – foi definida na lista tríplice, sendo eles os juízes José Antônio Robles, Francisco Borges Ferreira Neto e João Adalberto Castro Alves. A somatória dos critérios de avaliação da lista tríplice acabou empatada. O desempate estabelecido pelo decano desembargador Eurico Montenegro Júnior foi o critério de antiguidade, e esse quesito foi determinante para a escolha do juiz José Antônio Robles que tem 25 anos de carreira, tempo maior que os demais da lista. O voto do relator foi acompanhado pelos membros do Tribunal Pleno.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior destacou os trabalhos realizados pelos demais magistrados que postulavam a vaga. “Essa forma absolutamente republicana de aferição do merecimento me enche de orgulho e o empate entre os candidatos só demonstra o alto nível dos nossos magistrados. Qualquer um dos candidatos estaria à altura do cargo e nos honaria muito como colega, como estamos honrados com a conquista do juiz Robles”, discursou.

A posse do novo desembargador do TJRO ainda será definida, mas o novo membro da Corte também se manifestou sobre a escolha. “Rogo a Deus que me propicie sabedoria, saúde, ética e serenidade, para que possa corresponder à esta, minha escolha para o cargo de desembargador frente ao nosso TJRO. Que eu possa ser, sempre, instrumento de paz, harmonia e Justiça. Esse tribunal pode contar comigo”, disse o juiz José Antônio Robles que se prepara para deixar a 4ª Vara Cível de Porto Velho.

O juiz José Antônio Robles é formado em Direito pela Faculdade de Araçatuba, tem especialização em Direito Penal pela Universidade Federal de Rondônia e MBA em Poder Judiciário pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. O magistrado ingressou na carreira em 1992 ao ser aprovado no VII concurso público para magistratura do Estado de Rondônia, obtendo a 5ª colocação. O novo desembargador do TJRO atuou na comarca de Ji-Paraná, Costa Marques, Jaru e por fim na 4ª Vara Cível de Porto Velho.

Ao todo, onze juízes se inscreveram no edital para concorrer a vaga de desembargador do TJRO, sendo eles: Osny Claro de Oliveira Júnior, José Torres Ferreira, Jorge Luiz dos Santos Leal, Aldemir de Olveira, José Antônio Robles, Francisco Borges Ferreira Neto, Adolfo Theodoro Naujorks Neto, Glodner Luiz Pauletto, Ilisir Bueno Rodrigues, Álvaro Kalix Ferro e João Adalberto Castro Alves.

Com informações do TJRO

Comentários

  • 1
    image
    Dr. Mario Roberto Pereira de Souza 04/04/2018

    Sou advogado militante há mais de vinte anos, e ao longo destes anos tive oportunidade de conhecer o sábio Julgador MM. Magistrado e agora merecidamente Desembargador Dr. Robles, com quem aprendi muito, parabéns, que Deus de ilumine como sempre.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook