Judiciário de Rondônia recebe o Innovare, o maior prêmio da Justiça brasileira
Os fóruns digitais do TJRO foram reconhecidos como melhor prática de inovação e acesso à Justiça
O Poder Judiciário de Rondônia brilha mais uma vez no cenário nacional. Desta vez, no Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Justiça recebeu a maior premiação do sistema de justiça no país, o IInnovare, reconhecimento à criação, instalação e expansão do Fórum Digital, uma unidade avançada de cidadania e inclusão, que possibilita o acesso aos serviços judiciários e de outros órgãos públicos em localidades que não são sedes de comarcas.
O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o desembargador Álvaro Kalix Ferro, o secretário-geral, juiz Rinaldo Forti Silva, o juiz-auxiliar da presidência Guilherme Baldan, e o juiz Cristiano Mazzini, receberam a premiação das mãos do ministro Luiz Fux. Essa é primeira vez que a premiação é entregue à Justiça Estadual rondoniense.
Para o presidente do TJRO a honraria é o resultado da preocupação com a inovação e o acesso, que é uma constante para um tribunal de excelência, que há quatro anos consecutivos é destacado pelo Conselho Nacional de Justiça como um dos três melhores do Brasil. Um vídeo com depoimentos dos cidadãos que foram beneficiados com a instalação dos fóruns digitais foi exibido ao seleto público e às pessoas que acompanharam a solenidade pela transmissão ao vivo, feita pelo canal do Instituto Innovare no YouTube. O juiz Rinaldo Forti, idealizador e coordenador da implantação da inovação no Judiciário de Rondônia, explicou na gravação o funcionamento do fórum e a importância dos parceiros que fazem parte do fórum. Todos conectados por meio do fórum digital, ampliando a oferta de serviços públicos e o acesso ao exercício da cidadania.
Fórum Digital
Segundo o desembargador Marcos Alaor, a iniciativa premiada coloca o PJRO no rol de instituições reconhecidas por membros das mais importantes instituições da Justiça brasileira, de modo que a população de Rondônia tem à disposição uma inovação social, que alia tecnologia à empatia, especialmente por quem, eventualmente não tem condições de se locomover até a sede da comarca ou mesmo por limitações socioeconômicas, não consiga acesso à internet. “O fórum nasceu da necessidade de efetivar a missão do Tribunal de Justiça: o acesso das pessoas à Justiça”, afirmou o presidente.
Prêmio Innovare
O apresentador do prêmio, jornalista Heraldo Pereira, informou que nesta edição foram inscritas 549 práticas, concorrentes em diversas categorias. A premiação está na sua décima nona edição e é presidido pelo ministro aposentado do STF Ayres Brito. Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.
Mais 7 municípios
O Fórum Digital é fruto de parcerias. As duas primeiras unidades foram instaladas em prédios cedidos pela Prefeitura, com infraestrutura do Tribunal de Justiça, servidor e estagiários treinados. Outros órgãos também ingressaram no fórum, como Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Procon e Polícia Federal. Essa união em prol do cidadão possibilitou ao Fórum Digital levar mais de 40 serviços públicos gratuitos a essas localidades.
Essa adesão de parceiros e a receptividade dos usuários fez com que o PJRO buscasse a expansão da iniciativa. As próximas unidades serão construídas pelo Poder Judiciário. O projeto foi desenvolvido sob moderna concepção de arquitetura e engenharia, que possibilita, além dos serviços públicos oferecidos, mais desenvolvimento urbanístico para as regiões atendidas. Com isso, o Fórum Digital de Rondônia foi apresentado para as autoridades e comunidade de mais sete municípios: Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso e Chupinguaia. Assim, a prática alcançará mais 130 mil pessoas.
Antes do Innovare, o CNJ, inspirado nos fóruns digitais de Rondônia, recomendou a adoção, por todos os tribunais do País, de pontos de acesso aos serviços online para aquelas pessoas que não têm costume ou condição de utilizar a internet.
O Papai Noel dos Correios está de volta
Judiciário mobiliza público interno a adotar cartinhas
TJRO em parceria com Semtran promove capacitação
As palestras ocorreram no auditório do Fórum Geral César Montenegro, em Porto Velho
Grupo de Monitoramento Carcerário define ações estratégicas em plano de gestão
Segundo o desembargador José Jorge, o fortalecimento do GMF beneficia toda a sociedade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook