Judiciário mais sustentável com ações para reduzir consumo de papel
Depois da adesão às canequinhas o foco será as impressões e a reciclagem.
Depois de promover a redução no uso de copos descartáveis, altamente agressivos ao meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Rondônia lança mão de mais uma ação relevante para colaborar com o futuro do planeta. Desta vez o foco será a economia de papel e tinta com uma campanha para reduzir as impressões e também a instituição de coleta seletiva e periódica para a reciclagem de papel.
Com o mote “Desapega”, o Núcleo Logística Sustentável do TJRO apela para a consciência de todos no sentido de separar o papel não mais aproveitado em seus setores, a fim de que tenham uma destinação mais sustentável. Periodicamente, o TJRO fará coleta nas unidades do Judiciário da capital e entregará o material para a Associação de Catadores, colaborando também com a geração de emprego e renda de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
As ações previstas já para o mês de fevereiro estão dentro do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Rondônia, além de estarem em consonância com a orientação
o institucional de responsabilidade social. O PLS atende à resolução do Conselho Nacional de Justiça, estabelecendo que os núcleos socioambientais devem estimular a reflexão e mudança de padrões de compra, consumo e gestão documental dos órgãos do Poder Judiciário, bem como do corpo funcional e força de trabalho auxiliar de cada instituição.
As iniciativas atendem, ainda, a premissas importantes do plano como o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e a redução do impacto negativo às atividades do órgão no meio ambiente com a adequação dos resíduos gerados.
Adesão
Desde que lançou o Plano de Logística Sustentável, em abril de 2017, o Tribunal vem adotando medidas de cunho sustentável, práticas que fazem a diferença não só pela economicidade, mas também pelo impacto positivo ao meio ambiente tais como contratações mais eficientes, projetos arquitetônicos de novos prédios que observam esses critérios e aquisição de máquina de destruição de papel. Antes os processos antigos eram incinerados, agora são triturados e enviados para reciclagem.
Também adquiriu canecas e garrafas squeeze para distribuir a todos servidores e magistrados como forma de incentivo à redução de copos descartáveis. A campanha teve uma ótima adesão e bons reflexos para a meta de redução.
Clique aqui para ver o vídeo da campanha
Agora conta mais uma vez com a atitude de todos para a redução do uso de papel e a coleta seletiva do recurso que é o maior gerador de resíduos pela instituição. Felizmente é também o que possui o maior valor agregado para o aproveitamento por meio da reciclagem, daí a importância da destinação correta: o reaproveitamento.
Recomendação
O apelo do Núcleo, já que é início de ano, para que servidores e magistrados se voltem para a organização de seus espaços, de suas unidades, separando papéis e documentos que não serão mais utilizados, além de livros e revistas, enfim todos os impressos que não terão mais serventia. A equipe vai passar nas unidades nos dias 15 e 16 de fevereiro. Por enquanto a coleta só acontece na capital, mas o núcleo já estuda a logística de estender também para o interior do estado.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook