Juiz suspende andamento de ação em que José Serra é réu
Senador é investigado por lavagem de dinheiro
O juiz federal Diego Paes Moreira decidiu hoje (30) interromper temporariamente a tramitação da ação penal em que ex-governador e atual senador José Serra (PSDB-SP) e sua filha, Verônica Allende Serra, são réus por lavagem transnacional de dinheiro. Ontem (29), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu as investigações Operação Lava Jato sobre o senador.
De acordo com o juiz, a ação ficará suspensa até que o STF explicite se a decisão de Toffoli abrange também a ação penal contra Serra e sua filha.
O presidente do STF suspendeu ontem duas investigações abertas pela Justiça de São Paulo contra Serra para apurar doações ilegais de campanha e lavagem de dinheiro. A decisão atendeu ao pedido da defesa do senador, que defende que o caso seja transferido para o STF. Com a decisão, as investigações abertas pela Justiça Eleitoral e pela Justiça Federal ficarão suspensas até o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, analisar o processo.
Em nota, a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo, do Ministério Público Federal (MPF), criticou a interrupção da tramitação da ação criminal, decidida nesta quinta-feira pelo juiz da ação penal. “A decisão liminar proferida pelo ministro Dias Toffoli suspendeu, expressamente, apenas investigação pertinente à chamada Operação Revoada, nada falando sobre a denúncia já oferecida, que deu origem à ação penal”, informou em nota o MPF.
“Em segundo lugar, e mais importante, porque, como amplamente noticiado, a denúncia em questão foi oferecida no exato mesmo dia em que feitas as buscas questionadas pelo ministro, não tendo, portanto, se baseado em quaisquer elementos de prova cuja obtenção o ministro considerou indevida”, acrescentou o MPF.
Franciany de Paula realiza mediação de painel no terceiro dia de palestras do I Congresso Digital Covid-19
A conselheira federal Franciany de Paula, agradeceu a diretoria da OAB e ESA Nacional pela oportunidade e pontuou que, “com a descoberta do novo coronavírus, uma série de consequências jurídicas passaram a exigir reflexões
Elton Fülber debate 'Assistência aos Advogados em Tempos de Pandemia'
O evento, que começou nesta segunda-feira (27) e segue até sexta-feira (31), confirmou mais de 100 mil inscritos e é promovido pela OAB Nacional e a Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional)
Nota de pesar: Joel Quintão Sampaio
Neste momento de consternação, a OAB Rondônia e a CAARO solidarizam-se com os amigos e familiares enlutados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook