Juizado da Infância e da Juventude e 2ª Vara Cível da comarca de Ji-Paraná celebram Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Assessoria/TJ-RO
Publicada em 27 de novembro de 2017 às 14:34
Juizado da Infância e da Juventude e 2ª Vara Cível da comarca de Ji-Paraná celebram Novembro Azul

A 2ª Vara Cível e o Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Ji-Paraná, com o apoio da juíza Ana Valério de Queiroz Santiago Ziparro e iniciativa do diretor do cartório, Moacir da Cruz Santos, celebraram o “Dia Azul”, em alusão ao “Novembro Azul”, quando a magistrada, servidores e estagiários, se vestiram de azul e realizaram a distribuição de folders da Sociedade Brasileira de Urologia.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Este mês é o escolhido, pois dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de maior incidência nos homens, após os tumores de pele.

O Médico Urologista Rodrigo Zipparro foi convidado a transmitir informações pertinentes à prevenção e tratamento do câncer de próstata. Segundo ele “a próstata é uma glândula que todos os homens possuem, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, e produz parte do sêmen, representando papel fundamental na fertilidade masculina”, disse o urologista.

Destacou, ainda, que “como o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, quando as chances de cura são superiores a 90%, recomenda-se que todos os homens com mais de 40 anos de idade em situação de maior risco e os com mais de 45 anos, procurem anualmente um médico urologista para fazerem exame preventivo de sangue PSA (antígeno prostático específico) e os com mais 50 anos, obrigatoriamente façam exame preventivo, através do PSA e do toque retal”.

Havendo alteração no exame inicial de PSA, sugere-se o toque retal e a biópsia.

Os homens da raça negra e com histórico familiar apresentam risco maior de desenvolverem a doença.

Outros servidores da comarca também participaram, incluindo o juiz Edson Yukishigue Sassamoto, titular da 3ª Vara Cível de Ji-Paraná, além de advogados e policiais militares.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook