Junta Comercial capacita servidores para consolidar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Servidores dos 11 escritórios regionais da Junta Comercial participam do treinamento.
Pelo menos 16 servidores da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) participam nesta quinta (14) e sexta-feira (15) do curso de capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que faz parte do programa de modernização e desburocratização dos serviços internos do governo estadual com a adoção do sistema online ou digitalização de toda documentação, o que resultará na eliminação de papéis. Conforme Leilson Souza, gerente de Registro e Comércio da Jucer, a proposta é qualificar os servidores do interior para a expansão do sistema, que foi implantado há cerca de quatro meses em fase experimental em Porto Velho, e desde o último dia 10 passou a ser obrigatório. A expectativa é que até outubro todos os escritórios da Junta estejam utilizando o novo sistema para troca de informações internas.
Além da economia com a eliminação de papéis, que eram manuseados sempre que se buscava uma informação, acarretando também riscos à saúde, como por exemplo, alergias e outros males, Leilson explicou que o SEI agilizará o processo de informação, garantindo mais transparência, eficiência, segurança, sustentabilidade ambiental e economia de tempo e de deslocamento.
Além de Leilson, que falará sobre cadastro de registro de microempresas individuais (MEI), ministram a capacitação, o secretário-geral da Jucer, Roger Cardoso, sobre o SEI; procurador Fabiano Souza, sobre novas instruções normativas; Maria Diracir, sobre livros mercantis; Djenane Reis, sobre certidões online e MEI; e a ouvidora Elismárcia de Oliveira, que tratara das demandas de sua área, como sugestões, reclamações, elogios e outros.
Assim como a implantação do sistema Empresa Fácil, que integra e disponibiliza na internet os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, a adoção do SEI é mais uma medida do governador Confúcio Moura, que coloca Rondônia novamente em destaque nacional por garantir serviços mais ágeis, com qualidade e eficiência aos cidadãos, começando pelas questões internas. Com o Empresa Fácil, Leilson Souza lembrou que a abertura de uma empresa ocorre em no máximo 1h, o que antes levava até sete dias.
Participam do curso, servidores dos escritórios regionais da Jucer de Ariquemes, Buritis, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Vilhena, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim.
Para implantação do SEI em todos órgãos, o governo de Rondônia firmou acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), que desde 2015 utiliza o programa desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região, que disponibiliza para outras instituições governamentais, sem custo.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook