Justiça de Rondônia absolve empresários de sonegação fiscal

Em sua decisão, o juiz Edvino Preczevski acatou a tese de defesa e julgou improcedente a pretensão punitiva deduzida na denúncia e absolveu os empresários

Tudorondonia
Publicada em 04 de maio de 2022 às 10:50
Justiça de Rondônia absolve empresários de sonegação fiscal

 Dr. Filipe Maia Broeto, do Escritório Filipe Maia Boreto Advocacia

A 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Porto Velho (RO) absolveu os empresários M. A. d. S., e R. R. E. L. d. S. da prática dos crimes de sonegação fiscal.

Segundo a acusação, os empresários supriram e reduziram a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao prestarem declarações falsas ao Fisco, omitindo e inserindo/informando elementos inexatos às autoridades fazendárias.

A defesa dos acusados patrocinada pelo Escritório Filipe Maia Boreto Advocacia, sediado em Cuiabá (MT), alegou atipicidade material das condutas, uma vez que “o montante do tributo devido não é superior ao limite de 1.000 UPF's, estabelecido na legislação estadual” (valor de aproximadamente R$ 100.000,00 – cem mil reais).

Os advogados Filipe Maia Broeto e Fernando Faria, alegaram ainda que “O Direito Penal, por consubstanciar a mais drástica e invasiva forma de controle estatal, não pode incidir em qualquer tipo de conduta contrária à ordem jurídica, ainda que lesione bens jurídicos [...] No caso, completamente contraditória a aplicação do Direito Penal Tributário — ramo do direito guiado pelos princípios da subsidiariedade e fragmentariedade — em caso cuja regulação desinteressa até mesmo o “direito tributário puro”.

Em sua decisão, o juiz Edvino Preczevski acatou a tese de defesa e julgou improcedente a pretensão punitiva deduzida na denúncia e absolveu os empresários.

"Em suma, as condutas praticadas pelos acusados, apesar de serem formalmente típicas, são insignificantes para atraírem a incidência do Direito Penal (atipicidade material), pois há inexpressiva lesão ao bem juridicamente tutelado, não merecendo, assim, atenção desse ramo mais agressivo do ordenamento jurídico", diz trecho da decisão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook