Justiça Eleitoral comemora 87 anos de criação com série de reportagens e posts especiais
Objetivo é contar a história, a evolução e o papel desse ramo especializado do Judiciário brasileiro.
No domingo, 24 de fevereiro, a Justiça Eleitoral (JE) comemora os 87 anos de sua criação. Para celebrar a data, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicará, ao longo desta semana, uma série de matérias que contarão a história desse ramo especializado do Poder Judiciário e seu papel no fortalecimento e consolidação da democracia brasileira.
Tudo começa em 1932, quando os anseios da sociedade por eleições confiáveis culminaram na instalação da instituição, a partir da edição do primeiro Código Eleitoral brasileiro, passando por sua dissolução, no início do período do Estado Novo, em 1937, e sua reinstalação, em 1945, até chegar aos dias atuais.
O material mostrará ainda como se deu a evolução da legislação eleitoral ao longo do tempo e explicará como funciona a Justiça Eleitoral desde a primeira instância até o TSE, passando pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
A evolução tecnológica – que há mais de 20 anos é a marca das eleições no Brasil, tornando a Justiça Eleitoral reconhecida no mundo inteiro – também será abordada. Além disso, o internauta saberá mais sobre os julgamentos que marcaram a história do Direito Eleitoral.
Os perfis do TSE nas redes sociais já deram início à veiculação de reportagens, vídeos e posts especiais alusivos aos 87 anos da criação da Justiça Eleitoral. Os seguidores podem acessar, por exemplo, no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube episódios de uma série que mostrará 87 fatos curiosos sobre a Justiça Eleitoral. Parte do material produzido também está sendo veiculado na Rádio e na TV Justiça
Para não perder a divulgação desses conteúdos, siga a Justiça Eleitoral: @tsejus no Instagram e no Facebook; @tsejusbr no Twitter; e @justicaeleitoral no YouTube.
Série 87 anos: Código Eleitoral de 1932 regulamentou e organizou eleições no país
Justiça Eleitoral surgiu do anseio dos brasileiros por pleitos transparentes e passíveis de fiscalização.
Adelino Follador volta a cobrar reparos nas pontes da BR-421 e RO-459
Fortes chuvas têm causado problemas e deputado alertou para a urgência na manutenção.
Deputados discutem regularização fundiária de Rondônia em Brasília
Após reunião com Lúcio Mosquini e Brito do Incra, parlamentares decidiram debater o tema em audiência pública.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook