Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração de posse que beneficiará mais de 300 famílias em RO
MPF requer suspensão da reintegração e destinação da área ao Programa Nacional de Reforma Agrária
O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial, em Rondônia, que reconheceu a competência da Justiça Federal para julgamento sobre a reintegração de posse de lotes de terra da Fazenda São José (RO). No acórdão, o Tribunal de Justiça de Rondônia concordou que havia interesse federal na questão, uma vez que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estava envolvido e que há indícios de domínio da União sobre a área reclamada.
Além disso, segundo o desembargador responsável pelo julgamento, a Justiça Federal é responsável pelo caso quando envolve a pessoa ou entidade prevista no art. 109, I, da Constituição Federal de 1988. Isso inclui ações possessórias sobre imóveis públicos com a participação do Ministério Público Federal.
O caso é uma ação possessória em andamento no estado, envolvendo a retomada de terras públicas do TD Ubirajara. Segundo o MPF, o Incra constatou que não há comprovação de domínio privado sobre os imóveis do Seringal Ubirajara, indicando que as terras são da União.
O MPF ressalta que, desse modo, a área pode ser destinada ao Programa Nacional de Reforma Agrária e solicita a suspensão da reintegração de posse por 90 dias, para que o Incra conclua a análise administrativa necessária.
Agora, o caso que está na Justiça Estadual será encaminhado para Justiça Federal para julgamento do mérito, ou seja, decidir quem tem o direito legítimo de posse da terra.
Agravo de Instrumento nº 0800480-19.2024.8.22.0000
Moraes diz que Daniel Silveira usou ida ao hospital como álibi
Ministro manteve prisão de ex-deputado após audiência de custódia
CENAS CRIADAS PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CRIAM MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO ONDE OS ADVERSÁRIOS SE ABRAÇAM
Vinicius Canova, do site Informa Rondônia, usou a Inteligência Artificial para reconciliar adversários
TCE realiza fiscalização na noite de Natal, constata avanços no atendimento e também problemas na saúde em Porto Velho
Muitos pacientes que foram entrevistados pelas equipes do Tribunal fizeram questão de apontar a melhoria do serviço, considerando-o mais atencioso, rápido e humanizado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook