Lei autoriza candidatura de gestor que teve contas rejeitadas e foi punido apenas com multa
Norma altera a Lei das Inelegibilidades
O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que garante o direito de candidatura do gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas sem danos ao erário, e punido apenas com multa pelos tribunais de contas.
A Lei Complementar 184/21 foi publicada na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União e já está em vigor. A norma altera a Lei das Inelegibilidades.
Atualmente, a regra geral dessa lei é tornar inelegível, por oito anos, o gestor que tiver contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.
A lei sancionada hoje tem origem no Projeto de Lei Complementar 9/21, do deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO), aprovado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Mosquini alegou que a medida, que cria uma exceção à regra geral de inelegibilidade de políticos, visa pacificar o entendimento da Justiça Eleitoral sobre gestores punidos com multa por erros formais, sem prejuízo para os cofres públicos, na prestação de contas. Segundo ele, há decisões contraditórias, ora impondo a inelegibilidade, ora autorizando a candidatura do gestor.
CCJ aprova nome de Dom Moacyr Grechi para ponte que liga Rondônia e Acre
O texto seguirá para o Senado Federal, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário da Câmara
Deputados e empresários defendem volta dos cassinos para alavancar o turismo
Jogos estão proibidos no Brasil desde 1946; proposta de regulamentação tramita na Câmara há 30 anos
Acir Gurgacz defende obras de duplicação na BR-364 e de reasfaltamento na BR-319
Mas o senador ressaltou que atualmente a BR-364 é utilizada para o transporte das exportações de grãos de Rondônia e Mato Grosso, o que, argumenta ele, torna urgente sua duplicação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook