Lei do deputado Geraldo da Rondônia proíbe uso de cerol em linhas de pipas
Com a medida, fica proibida a comercialização, o uso, o porte e a posse de substância constituída vidro moído e cola
Após ser aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei de 204/19, de autoria do deputado Geraldo da Rondônia, foi sancionado pelo governador Marcos Rocha (PSL) e agora é a Lei ordinária nº 4726 de 06 de Abril de 2020.
Com a medida, fica proibida a comercialização, o uso, o porte e a posse de substância constituída vidro moído e cola, que quando misturados formam o composto popularmente conhecido como “cerol”, por se tratar de elementos que tornam-se altamente cortantes, levando em risco a vida das pessoas que frequentam áreas próximas a pessoas que brincam de soltar pipa.
Neste critério, um fato chamou atenção do deputado em divulgar a amplitude do projeto de lei, onde um acidente com linha de cerol (utilizado por quem solta pipa) aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), em Ariquemes, ferindo gravemente uma mulher de 29 anos enquanto se deslocava pela rua.
O parlamentar afirmou que é preciso conscientização de que o cerol é uma arma contra a vida. “Mais uma pessoa teve risco de morte por causa de uma brincadeira muito perigosa”.
Esse acidente de Ariquemes, feriu a moradora na região jugular, que foi socorrida pelo Samu que prestou os primeiros socorros até ser encaminhada para UPA para a realização de procedimentos médicos mais detalhados.
“Meu posicionamento hoje é em deixar para essa nova vítima do cerol (essa brincadeira muito perigosa) toda a minha atenção, assim como estender meu compromisso de lutar por essa proibição, que de fato seja banido o uso do cerol nas pipas”, esclareceu.
Jhony Paixão destaca ações da Assembleia para o combate ao Covid-19
Ele diz que o Parlamento e os deputados fizeram história
Ismael Crispin celebra destinação de recursos para enfrentamento do Coronavírus
Recursos são oriundos da economia feita pelo Poder Legislativo
Assembleia vai alugar hospital, adquirir 13 ambulâncias com UTI e comprar 30 mil cestas básicas
Presidente Laerte Gomes anunciou as medidas, em videoconferência, investimento será de R$ 15 milhões, fruto da economia do orçamento próprio
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook