Léo Moraes e Ivo Cassol largam na frente nas intenções de voto para governador de Rondônia

Numa simulação entre Marcos Rocha e o Coronel Chrisóstomo, que são do mesmo partido, a briga de coronéis seria vencida pelo deputado federal, que ficou com 38,8% das intenções de voto. Marcos Rocha ficou com 22%

Marcos Toia
Publicada em 23 de abril de 2021 às 18:12
Léo Moraes e Ivo Cassol largam na frente nas intenções de voto para governador de Rondônia

O Instituto Phoenix divulgou,  na tarde desta sexta-feira 23.04,  pesquisa de intenção de votos para pretensos pré-candidatos ao Governo de Rondônia nas eleições  de 2022 para presidente da República, deputado estadual, deputado federal e Senado,  além da avaliação da gestão do Governo Marcos Rocha e da administração Hildon Chaves.

Para o Governo, Léo Moraes aparece na frente das intenções de voto na pesquisa estimulada,  com 23%, bem à frente do ex-governador Ivo Cassol,  que está com 16,3%. O ex-deputado estadual Maurão de Carvalho aparece com 13,2% e o deputado federal Coronel Chrisóstomo, 12,3%.

Nas outras posições aparecem o pré-candidato petista Ramon Cujuí,  com 9,5%,  e o atual governador Marcos Rocha,  com 8,3% de IVD – Índice de Votos Definidos (Sem o voto dos indecisos). Na lista dos candidatos aparecem ainda Edgar do Boi (4,3%), o senador  Marcos Rogério e a deputada federal Mariana Carvalho, empatados com 3,6%, além do ex-prefeito de Ji-Paraná,  Jesualdo Pires (2,5%).

MARCOS ROCHA

O percentual obtido pelo governador Marcos Rocha, que terá de trabalhar muito para reverter esse quadro negativo, foi investigado pela pesquisa. No Item 2, os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta aos eleitores: que nota,  de zero a cinco,  você daria para a administração do governador Marcos Rocha?.

A resposta deixou claro a insatisfação do público: 11,65% dos entrevistados deram nota zero (sofrível),  15,81% nota 1 (péssimo),  14,48% nota 2 (Ruim),  29,95% nota 3 (regular) e  4,4% deram nota 4 (Bom) e apenas 0,83% deram nota 5 (Ótimo). Não souberam opinar (22,12%) e outras respostas (0,67%).

Somando as respostas positivas, conforme a tabela abaixo, chega-se ao IAP – Índice de Aceitação Popular (índice de popularidade)-  do governador Marcos Rocha,  que foi de 15,67%. “É um percentual muito baixo,  só atingido no interior do Estado pelos piores prefeitos”, diz o diretor do Phoenix, Juvenil Coelho.

Numa simulação entre Marcos Rocha e o Coronel Crhisóstomo, que são do mesmo partido, a briga de coronéis seria vencida pelo deputado federal, que ficou com 38,8% das intenções de voto. Marcos Rocha ficou com 22%. Isso indica que o coronel do Exército teria mais chance de se eleger do que o seu colega de partido.

HILDON CHAVES

Outro poderoso candidato que precisará trabalhar muito para reverter a opinião pública a respeito de seu trabalho é o prefeito Hildon Chaves. O Item 1 da pesquisa perguntou ao eleitor o seguinte: “Ao seu ver,  o prefeito Hildon Chaves está administrando bem os recursos da saúde?”.
O efeito do escândalo das vacinas parece ter dado um efeito negativo na avaliação dos eleitores: 76,2% dos entrevsitados responderam NÃO, ou seja, o prefeito não vem administrando bem os recursos da saúde; 21,4% disseram que SIM e 2,2% deram outras respostas.

DEPUTADO FEDERAL

A  última  pesquisa realizada foi para a Câmara Federal. Como a pesquisa foi realizada em Porto Velho, todos os nomes da lista são, em sua maioria, de políticos que possuem domicílio eleitoral ou que são do interior do Estado, mas realizaram trabalho político na capital do Estado em outras administrações estaduais e até mesmo mandato eletivo de relevância.
Os dez primeiros nomes da lista  dos pré-candidatos a deputado federal em Porto Velho saõ: Zequinha Araújo (8,4%), Edvaldo Soares (7,3%), Fernando Máximo (6,6%), Lindomar Garçom (6,3%), Luiz Cláudio (5,6%), Coronel Chrisóstomo (5,3%), Cristiane Lopes (4,7%), Cleiton Roque e Caetano Netto empatados com 4,3% e  Léo Fachin,  com 3,7%.
Abaixo estão os nomes e os percentuais de todos os candidatos lembrados na pesquisa:

DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada entre os dias 20 a 22 de abril de 2021 com 601 entrevistados na cidade de Porto Velho. Possui margem de erro de + ou -3% e margem de confiança de 96%. Foi contratada pelo jornal Correio Continental e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).

Comentários

  • 1
    image
    Rangel Nepomuceno 17/08/2021

    dessa vez o nobre dep federal foi longe... kkk eu nao sei de onte tiram esses dados... https://strawpoll.com/kp4g4fh56/r é só rodar e publicar esse link ai, ai consegue te ruma noção real da intenção de votos... isso a globo nao mostra... kkk

  • 2
    image
    Rangel Nepomuceno 17/08/2021

    dessa vez o nobre dep federal foi longe... kkk eu nao sei de onte tiram esses dados... https://strawpoll.com/kp4g4fh56/r é só rodar e publicar esse link ai, ai consegue te ruma noção real da intenção de votos... isso a globo nao mostra... kkk

  • 3
    image
    Carlson Lima 24/04/2021

    Acho que o rapaz que fez a pesquisa faltou nas aulas de estatística, pesquisa cheia de vícios. Se o deputado federal do PSL sair a governo, coisa que não fará porque somente um diretório regional irresponsável o lançaria candidato por todo amadorismo político e a ONDA de votos que o elegeu QUEBROU, ele terá no máximo 2% de intenção de votos em qualquer pesquisa de fundo de quintal, nas pesquisas reais (sérias) 1% estourado sendo eu otimista. O primeiro colocado na pesquisa, o deputado federal Leo Morais perderia fácil as eleições 2022 dos pré-candidatos Marcos Rogério, Expedito Junior, Ivo Cassol, Hildon chaves, Mauro de Carvalho, Confúcio Moura sem subestimar Jesualdo Pires de Ji Paraná. Leo seria um bom vice candidato a governador. A possibilidade do Governador Marcos Rocha não está no segundo turno é elástica, ou seja, GRANDE, mas a maquina pública faz diferença e poder faz diferença numa eleição principalmente em campanha. Deixar o Expedito Junior de fora da pesquisa é coisa de pesquisa viciosa e amadora. Acredito que o pulo maior será a candidatura do Leo Morais ao senado, talvez ai esteja um resultado robusto com ele na primeira posição bem a frente do ex governador Cassol e outros medalhões da política regional. Acredito que ele saindo ao senado vai dar um passo maior que a PERNA e não será eleito, pois tem um coroa meio maluco que vem com muita grana pra gastar lá da zona da mata ao senado e deu bastante trabalho em 2018. Seis nomes vêm muito fortes para o governo de Rondônia e são eles: Hildon chaves ou expedito Junior (PSDB), Marcos Rogério (PDT), Ivo Cassol (PP) e se duvidar Confúcio Moura ou Mauro de Carvalho (MDB) que Deus nos proteja desse povo. Do mas, Leo Morais pelo pouco conhecimento político que tenho não é candidato ao Governo de Rondônia e sim a reeleição, pois o mesmo busca a Prefeitura de Porto Velho em 2024 e podem aparecer nomes que brilharam em 2018 e que sucumbiram nestes últimos 28 meses, os nomes do Professor Vinicius Miguel e o Próprio Marcos Rocha. Obrigado e pronto as criticas!

  • 4
    image
    Nilton Siqueira 24/04/2021

    Que bom que em tempos Tão tristes com está pandemia, tem pessoas iguais a esse Juvenil de instituto Phoenix Fassa essa piada de pesquisa para a gente rir, kkkkkk. O tempo passa e ele não muda, quem paga mais aparece bem na pesquisa. Acorda Juvenil, ninguém mais acredita em suas pesquisas fabricadas. Precisamos de veículos de pesquisas que tragam a realidade e a verdade para os eleitores e para o seleto público do TUDORONDONIA.

  • 5
    image
    Telesmarques 23/04/2021

    Povo não cansa dessas velhas raposas?

  • 6
    image
    Antonio Carlos Cruz Veiga 23/04/2021

    Montaram a pesquisa às pressas que rebaixaram o senador Marcos Rogério pra deputado federal,por aí se vê a confiabilidade.kkkkkk

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Quem pedirá desculpas ao Brasil?

Quem pedirá desculpas ao Brasil?

"O Brasil merece desculpas por todos os que contribuíram para esta catástrofe humanitária que vivemos. Antes de tudo, pela mídia, que foi o agente público do antipetismo, das acusações contra a Dilma e o Lula, sem prova alguma", escreve o sociólogo Emir Sader

A importância da CPI da Pandemia

A importância da CPI da Pandemia

"A CPI da Pandemia é, já de início, uma importante medida sanitária para enfrentamento da crise de saúde pública. Configura-se como uma obrigação do parlamento em fiscalizar o Poder Executivo e acompanhar a implementação das políticas públicas", afirma o senador Randolfe Rodrigues

Presidente bom ganha, presidente ruim perde

Presidente bom ganha, presidente ruim perde

"Pouco importa se estiver mancomunado com militares oportunistas, bispos bilionários, ricaços indiferentes à destruição que promoveu, empresários ultraconservadores da imprensa. Bolsonaro vai pagar nas urnas por sua estupidez e seus crimes", escreve o sociólogo Marcos Coimbra