LexIA: OABRO participa do lançamento do sistema desenvolvido para agilizar processos judiciais e aprimorar a entrega da justiça no estado

Essa iniciativa foi apresentada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)

Ascom OAB/RO
Publicada em 19 de setembro de 2023 às 08:40
LexIA: OABRO participa do lançamento do sistema desenvolvido para agilizar processos judiciais e aprimorar a entrega da justiça no estado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), representada pelos conselheiros seccionais Marcia de Oliveira e Nelson Maciel, participou do lançamento do LexIA, um sistema de automação projetado para simplificar o trabalho dos advogados e otimizar o andamento dos processos judiciais. Essa iniciativa foi apresentada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), sob a liderança da juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira da Costa, com o apoio do Corregedor do TJRO, Dr. José Antônio Robles, e demonstra um potencial significativo que garante benefícios à comunidade jurídica rondoniense.

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), Nelson Maciel, elogiou o lançamento do LexIA, reconhecendo seu potencial transformador. “Esta é uma conquista notável para a advocacia de Rondônia. O LexIA representa um avanço tecnológico que beneficiará nossos advogados e, por consequência, a sociedade. A agilidade que essa automação traz aos processos judiciais é um marco que aprimora a eficácia da justiça”, destaca Nelson Maciel.

Marcia de Oliveira, presidente da Comissão de Celeridade Processual, comenta que com esta tecnologia, ganham os operadores do Direito e os jurisdicionados, uma vez que proporcionará agilidade aos processos judiciais, o que se traduz na efetividade da prestação jurisdicional. “No modelo tradicional, se aguardaria a conclusão pela CPE e o despacho do magistrado para o mesmo procedimento. Da mesma forma, ocorrerá com a certificação do trânsito em julgado quando não houver a interposição de recurso, quando do protocolo de contestação, intimando-se automaticamente a parte adversa para apresentar réplica, e outros onde não há necessidade de decisões deliberatórias. Esta inovação dará celeridade ao acesso de justiça, oportunizando a sociedade a equidade social”, destaca Márcia Oliveira.

Ela destaca ainda que já utilizou a ferramenta ao ingressar com um recurso de apelação no Tribunal, sendo testemunha da funcionalidade do sistema.

Márcio Nogueira, também enfatiza que a combinação de tecnologia e Inteligência Artificial (IA), traz modernização ao campo jurídico, promovendo a cadeia judiciária mais eficiente e ágil. “Com o LexIA, Rondônia se coloca na vanguarda da inovação jurídica, promovendo uma justiça mais eficaz e dinâmico. A advocacia rondoniense pode celebrar esta conquista, pois o sistema que promete transformar a maneira como a justiça é entregue em todo o estado”, conclui.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook